Menu Close

Zeno Debast: O central que se segue em Alvalade?

Segundo grande parte da OCS portuguesa, o central belga está bastante perto de assinar pelo Sporting CP podendo tornar-se o primeiro reforço para a temporada de 2024/25. Sendo uma possível saída de Diomande aquela que menos enfraquece o clube leonino devido ao perfil e quantidade de opções disponíveis, será normal que Ruben Amorim queira um substituto do mesmo nível. 

Desde 2010 no Anderlecht, Debast fez toda a formação no clube belga, tendo assinado contrato profissional em 2019 e feito a sua estreia na equipa principal em 2021, num empate 2-2 contra o Club Brugge. Atualmente tem 67 jogos feitos pela equipa principal, sendo que só a partir de 2022 começou a ser titular indiscutível no onze. As suas prestações também já fizeram com que fosse chamado à Selecção AA da Bélgica, sendo atualmente presença  habitual como titular. 

A ida para o Sporting CP faria todo sentido caso se concretize. O perfil encaixa claramente no contexto tático e de recrutamento do clube: central capaz de jogar numa defesa subida e tanto como central pelo como central pela direita, proativo a defender e capacitado nas tarefas com bola e, acima de tudo, com características que podem garantir rendimento imediato e um encaixe importante no futuro. 

Ofensivamente

Olhando para o belga, rapidamente verificamos que as características técnicas que emprega são o procurado pelo Sporting. Qualidade no passe, seja longo ou curto, capacidade para romper linhas e saltar a pressão adversária seja em drible ou no passe progressivo. Arrisca bastante e assume a batuta da construção com personalidade no Anderlecht.

Começando pela progressão no passe, Zeno não usa tanto o passe entre linhas para procurar os médios dentro do bloco. Grande parte dos seus passes visam procurar o ataque à profundidade com movimentos de ruptura dos avançados ou do médio mais ofensivo no espaço entre central e lateral. Normalmente executa estes passes em zonas mais avançadas do terreno, depois de já ter conseguido progredir com bola até meio do meio campo adversário. 

Ao nível da organização podemos ver que o central não tem medo de ter bola em por vários segundos e atrair a pressão. São vários os momentos em que ele para a bola no pé esperando que a pressão salte para que possa queimar rapidamente a linha. Se vê que a pressão é inexistente não tem problemas em acelerar um pouco mais um jogo e procurar os médios entrelinhas. Nesse sentido, consegue ler bem o momento do jogo e o que o mesmo lhe pede com bola. 

Zeno faz uso do passe longo essencialmente para virar o flanco e encontrar o ala isolado ou então para encontrar movimentos de ruptura na profundidade. É um recurso que usa bastante com bastante qualidade e com alguma frequência dada a qualidade que emprega. 

Debast faz da progressão com bola controlada uma das suas armas para queimar linhas e saltar a pressão. Tem capacidade para acelerar rapidamente e utilizar a sua agilidade para ultrapassar adversários com facilidade e aparecer em zonas mais adiantadas do terreno. Usa também a sua excelente capacidade de drible para sair de zonas mais apertadas e congestionadas. Não é raro vermos o belga a fazer piques e a driblar 2 ou 3 adversários com extrema facilidade e depois virar o flanco, já tendo saído da pressão.

Defensivamente

No que toca ao estilo defensivo, Debast também encaixa perfeitamente naquilo que Amorim pretende. Um central rápido, capaz de jogar constantemente na antecipação e de compensar a linha defensiva subida. Alguém que imponha personalidade e que seja proativo no seu jogo defensivo. 

Ao nível do duelo defensivo, o belga conjuga a sua agressividade e velocidade o que permite que antecipe com muita facilidade os lances defensivos. Zeno encurta distâncias muito rapidamente, permitindo que prontamente chegue perto do adversário e que consiga roubar a posse. Seja pelo ar ou pelo chão, tenta antecipar todos os lances que pode para que possa rapidamente recuperar o esférico e atacar. Ainda assim, algumas vezes comete erros de abordagem devido a uma leitura que necessita evolução. 

No 1×1 defensivo, Debast exibe excelentes comportamentos. Se olharmos ao pormenor, o jogador do Anderlecht aborda a grande maioria dos lances com o corpo aberto e de perfil, com as pernas fletidas para que consiga acelerar rapidamente, permitindo que se adapte a mudanças de direção do adversário. Em zonas mais congestionadas é rápido a encurtar o espaço e abrir o corpo para tapar caminhos ao adversário no drible. Usa muito bem o corpo para ganhar o duelo fisicamente, conseguindo cobrir a bola. 

Ao nível da leitura da profundidade e de quando e como antecipar os passes e as corridas do adversário, o belga tem um sentido muito apurado. Sempre atento e vigilante, Debast consegue controlar muito bem a profundidade devido à sua inteligência e capacidade física que permitem ler e ganhar várias vezes os passes a rasgar a linha defensiva. 

Conclusão

Como foi dito anteriormente, Debast encaixa perfeitamente naquilo que Rúben Amorim pretende dos seus centrais. Tem a inteligência e a capacidade de entender os diferentes momentos e situações ofensivas e defensivas assim como tem as características técnicas e físicas para ser dominante em Portugal. Irá cometer erros devido a algumas abordagens menos cautelosas e pensadas mas o potencial é demasiado grande para ser ignorado.

A sair Diomande, seria o substituto perfeito para trazer algumas das características do Costa-Marfinense. 



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts