Menu Close
[:pt]Começou no fim de semana passado o novo campeonato feminino português, a Liga BPI. Nesta 1ª jornada registaram-se 22 golos marcados no total dos 6 jogos, onde apenas houve um empate. Este empate foi entre o Clube Albergaria e o Estoril Praia que será o jogo que iremos analisar.

Esperava-se um jogo equilibrado onde a vitoria poderia sorrir para qualquer uma das equipas. As duas equipas apresentaram-se com um sistema tático de 4x3x3 sempre bem definido quer no momento ofensivo quer no defensivo.

A equipa da casa mostrou-se sempre bastante organizada a defender, optando quase sempre por pressionar no seu meio-campo (figura 1) mas em alguns momentos de jogo pressionavam alto e acabavam por conquistar muitas vezes a posse de bola. Já o Estoril tentava sempre que possível pressionar alto, principalmente nas reposições de bola por parte da guarda-redes adversária (figura 2).

Figura 1 – Organização Defensiva – Albergaria
Figura 2 – Pressão Estoril na saída de bola

Foi uma 1ª parte equilibrada com oportunidades de finalização para ambas as equipas, mas com o Albergaria a conseguir criar mais ocasiões e a saber aproveitar muito bem as transições ofensivas nas quais poderiam ter chegado à vantagem. De realçar as mudanças de corredor feitas com bastante qualidade que permitiam quase sempre tirar vantagem da equipa do Estoril. O Estoril causava mais perigo pelos corredores laterais onde as suas extremas utilizavam a velocidade para tentar desequilibrar.

Na segunda parte o jogo começou logo com um golo nos minutos iniciais para a equipa visitante, onde Mariana Coelho aproveitou um erro da equipa da casa e fez alterar o marcador. Após este golo o jogo foi controlado pela equipa da casa que teve mais posse de bola e tentou chegar ao empate. O Estoril começou a defender mais, uma vez que se encontrava em vantagem, mas nunca abdicando de atacar. O Albergaria como referido ia tendo bola e conseguia chegar à baliza contrária mas só perto dos 90 minutos é que conseguiu empatar através de uma grande penalidade, apontada pela sua capitã Carolina Luís.

Foi um jogo equilibrado onde se aceita o empate, com o Albergaria a apresentar-se a um nível superior mas sem conseguir finalizar tanto como aquilo que criou.

[:]