Kastrati é um extremo puro de linha e que não joga muito por zonas interiores. Gosta de estar bem aberto no flanco, de modo a ter espaço para encarar o lateral adversário e fugir assim às habituais zonas povoadas do meio campo. Atendendo ao seu perfil aceita-se perfeitamente esta preferência pela linha, é um jogador extremamente rápido, cruza bem e tem alguns recursos técnicos interessantes. Fisicamente também demonstra ser bastante interessante, aguenta duelos físicos de corpo com os defesas adversários e mesmo já perto do fim das partidas, ainda tem uma aceleração e capacidade de sprint invulgar. Fruto da aceleração e sprint, solicita bastantes vezes a bola em profundidade e é um elemento bastante importante nas transições ofensivas, aparecendo muito rápido para dar mais soluções aos seus companheiros.
Ofensivamente é um jogador super importante para a manobra da sua equipa, pese ainda algumas falhas. Para além das características já referidas, destacar também a sua agilidade. Facilmente consegue vir para dentro, simular o remate e voltar a levar para a linha com os seus movimentos de corpo. Contudo, ainda tem vários aspectos a melhorar principalmente no capítulo da decisão e do jogo sem bola. Geralmente associámos o típico extremo rápido como um jogador desequilibrador, mas com lacunas na tomada de decisão e Kastrati não foge à regra. Muitas das vezes toma más decisões quer ao nível de quem decide dar a bola ou simplesmente não consegue colocar com precisão no colega o passe. Sem bola também ainda precisa de evoluir, prende-se muito ao jogo exterior, quando por vezes aparecer dentro poderia permitir espaço à entrada do lateral.
Defensivamente precisa de trabalhar mais esta vertente, numa primeira fase ainda é algo expedito e prestável, mas em organização as suas debilidades são mais evidentes. É lento ao bascular para o lado da bola e muitas das vezes afasta-se demasiado do médio centro do seu lado, abrindo espaço para a entrada da bola entre linhas. No capítulo das transições por vezes ainda é onde se destaca mais pela positiva, sendo rápido consegue rapidamente condicionar o adversário e fazer uma falta ou obrigar a jogar mal.
Estamos a falar de um jogador ainda bastante inexperiente e que actua num campeonato relativamente modesto, mas a qualidade está lá. Chegando a patamares mais exigentes terá de ser limado, mas Kastrati parece ser o tipo de jogador com personalidade forte e disposto a aprender/trabalhar para chegar o mais longe possível. A nível nacional será difícil alcançar grandes feitos, mas quem sabe não será o promissor Lirim Kastrati a ser o cabeça de cartaz de um possível apuramento do Kosovo para um Europeu, quando este já for um jogador mais maduro e estiver numa equipa de outro nível, com todo o respeito para o NK Lokomotiva.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
