Menu Close

Scouting – Arthur

O futebol canarinho é o maior viveiro de talentos a nível global e todos os anos, entre as várias gerações do futebol de formação, aparecem novas “jóias” distribuídas pelas academias de diversos clubes do país. Este ano, na Copa América Sub-20, da qual a seleção brasileira saiu vencedora, um dos destaques, talvez inesperados, foi Arthur, um jovem lateral do América Mineiro, que se apresentou a um grande nível, o que lhe valeu a chamada à seleção principal e uma transferência antecipada para o mercado de verão para o Bayer Leverkusen. Vamos então conhecer o lateral canarinho que em pouco tempo se assumiu como um dos mais entusiasmantes jovens laterais do mundo.

Perfil do Jogador

Nascido em Belo Horizonte, Arthur fez parte do seu processo de formação no clube da região, o Cruzeiro (até aos sub-15). Saiu para o América Mineiro, clube pelo qual fez praticamente toda a restante formação (teve um ano emprestado ao Flamengo). Arthur estreou-se pela equipa principal no ano de 2022, aos 19 anos. Nessa temporada, fez 16 jogos, 7 dos quais no Brasileirão, ainda que, no seu conjunto, totalizem apenas pouco mais de 600 minutos.

Foi convocado para a Copa América Sub-20 que se realizou no início de 2023 e foi, como referido, um dos destaques da sempre forte seleção do Brasil e até mesmo da competição, apesar de não ter conseguido jogar a final frente ao Uruguai devido a lesão, que lhe valeu um grande destaque e eventualmente uma transferência para o Bayer Leverkusen, que se vai consumar no mercado de verão, ficando no América MG até então, e também a primeira chamada à seleção A do Brasil e consequente primeira internacionalização na última paragem para seleções. Por fim, Arthur transferiu-se por cerca de 7M€ (está avaliado em 5M€ neste momento) e assinou até 2028.

Antes de avançarmos, fica aqui uma abordagem ao seu perfil físico e psicológico:

Físico: Arthur é um jogador com uma grande disponibilidade física. Apresenta uma velocidade acima da média, muita agilidade (baixo centro de gravidade) e um forte poder de explosão (muito poderoso nas mudanças de direção e velocidade). Apesar de ser mais franzino fisicamente, tem uma boa capacidade de choque, ainda que possa ter mais dificuldades na Europa, e uma boa impulsão, apesar da baixa estatura (1,73m).

Psicológico: Arthur apresenta uma boa atitude competitiva, bons níveis de agressividade e também um forte índice de trabalho. Para além disso, destaque para a boa visão de jogo, confiança e imprevisibilidade, apesar de alguma indefinição e inconsistência na tomada de decisão, e também de alguma inexperiência e falta de conhecimento do jogo, que se faz sentir em alguns momentos cruciais.

Momento Defensivo

Arthur destaca-se, neste momento do jogo, pela forte na reação à perda, derivado de uma grande disponibilidade física e também pela forte atitude competitiva, e bate-se bem nos duelos, também pelos mesmos motivos. No entanto, mostra ainda lacunas ao nível do posicionamento defensivo, nem sempre bem posicionado e alinhado perante o posicionamento da bola e dos adversários, e dificuldades na marcação (o aspeto menos evoluído), o que o vai causar algumas dificuldades no contexto de Bayer Leverkusen.

Para além disso, apesar da baixa estatura, destaque positivo para a boa eficácia que apresenta nos duelos aéreos e também para os bons estímulos ao nível da orientação corporal e colocação dos apoios. Mostra-se também forte no 1v1 defensivo, apesar da fisionomia mais frágil, no desarme, e tem muita velocidade para recuperar posição, quando assim é necessário. Por fim, apesar de no contexto onde está inserido apresentar um rendimento defensivo positivo, prevê-se que possa vir a ter algumas dificuldades no contexto europeu, principalmente numa fase inicial.

Ações defensivas de Arthur em 2023 (América MG e Brasil Sub.20)

Momento Ofensivo

Arthur é um lateral com uma enorme projeção ofensiva, destacando-se pela capacidade de desequilíbrio através do drible e da condução, velocidade e disponibilidade física. Apresenta uma boa versatilidade na fase de construção, apesar de causar muito mais impacto em terrenos adiantados, mas frequentemente assume uma posição mais recuada, junto aos centrais, e mostra uma boa visão de jogo e inteligência para progredir a bola através do passe, e oferece também muita largura e profundidade ao ataque da sua equipa, sendo este o seu principal ponto positivo.

É um lateral com uma grande aptidão no drible, muito forte nas mudanças de velocidade e a sair da pressão, e com uma grande facilidade para ultrapassar os adversários no 1v1 (boa imprevisibilidade), e é principalmente por aqui que consegue fazer a diferença. Não obstante, mostra também qualidade na execução do passe, ainda que possa melhorar neste aspeto, mostra inteligência na ocupação do espaço (por vezes ocupa até o corredor central) e no cruzamento (muito boa direção). No entanto, mostra ainda alguma precipitação na decisão e nem sempre consegue uma execução limpa, algo natural para a sua idade e que se vai fazer sentir quando entrar na Bundesliga, mas tem margem para limar estes aspetos. Nota para a boa capacidade que apresenta nos lançamentos longos.

Ações ofensivas de Arthur em 2023 (América MG e Brasil Sub.20)

Notas Finais

Arthur destacou-se na Copa América Sub-20 como um dos principais jogadores da seleção brasileira, e apesar de ser um jogador ainda com pouco reconhecimento, mesmo a nível nacional, foi convocado para a seleção A na última paragem para seleções, algo indicador da sua qualidade. O jovem lateral destaca-se pela enorme projeção ofensiva e capacidade de desequilíbrio através do drible e da condução de bola, pelos excelentes atributos físicos (agilidade, velocidade e condição física) e também mostra uma boa capacidade choque nos duelos. No entanto, mostra ainda alguma indefinição na decisão e inconsistência na execução, algo natural, e algumas debilidades ao nível do posicionamento defensivo e marcação, que são os principais aspetos negativos.

Inserindo o jogador no contexto de Leverkusen, é um jogador com semelhanças a Jeremie Frimpong, jogador que irá substituir no clube alemão, especialmente no prisma ofensivo, ambos destacando-se pela capacidade de desequilíbrio através do drible e da condução de bola. Prevê-se que possa encaixar bem na Bundesliga, por ser um campeonato com espaço e com uma mentalidade, geralmente, mais ofensiva, no entanto, as debilidades defensivas vão ter algum impacto e podem causar-lhe algumas dificuldades, pelo menos numa fase inicial.

Por fim, Arthur é um jogador ainda muito jovem, com 20 anos feitos já este ano, e que se revelou, de forma surpreendente, nos últimos meses com uma das principais promessas do futebol canarinho, especialmente no setor defensivo. Fazendo uma projeção do seu potencial, mostra margem para crescer nos vários aspetos mencionados anteriormente, especialmente no momento defensivo, e apesar da menor fisionomia poder ser um entrave para ser um lateral de classe mundial, tem um grande potencial e pode atingir um nível de equipa de segunda linha europeia e de seleção brasileira.

Gráfico com mapas referentes à Copa América Sub-20
Nota: Fez 8 jogos, mas o InStat só disponibilizou data sobre 5


Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts