Menu Close

Nascido em Portugal e formado na equipa do Freamunde, este jogador teve passagens pelo Paços de Ferreira, Roma, Lecce, Leixões, Livorno, Panionios, Málaga, Dínamo Kiev e Getafe. A nível internacional, representou a seleção principal de Portugal em 13 jogos, onde marcou um golo. Em 2019/2020 apenas realizou 3 jogos ao serviço do Getafe devido a uma lesão que o afastou dos relvados. Recentemente foi transferido para o Sporting a custo zero, assinando um contrato até 2022.

Momento Defensivo:

Ao serviço da equipa do Getafe, atuou por diversas vezes como extremo, mas a sua posição principal é lateral esquerdo. O defesa de 32 anos, chega a Alvalade com uma bagagem cheia de experiência. É um atleta de baixa estatura (1,75m), mas que compensa com o seu posicionamento defensivo, uma vez que tem a competência para preencher os espaços que permitam que esteja posicionado corretamente.

A sua abordagem no momento de transição defensiva, revela a sua inteligência para com o jogo. Este jogador tem a capacidade para fazer um pressing intensivo ao portador da bola, com o objetivo de limitar a sua ação e, caso seja possível, conquistar a posse. Quando isto não é possível, tem a mestria para recuar e montar o bloco defensivo.

Momento Ofensivo:

Este jogador destaca-se pela sua competência no remate e no cruzamento. Como é um jogador forte a cruzar, no momento ofensivo, posiciona-se no corredor esquerdo, encostado à linha, para que a equipa tenha largura. Quando recebe a bola neste espaço, procura servir os jogadores na grande área.

Assim que recupera a posse de bola e os adversários estejam próximos, recorre ao passe longo à procura dos jogadores mais avançados. Por outro lado, se os companheiros de equipa mais próximos estiverem livres, sem adversários por perto, procura jogar com os seus companheiros de equipa.

Antunes, tem a destreza de equilibrar a equipa no momento ofensivo. Assim que a bola entra no corredor esquerdo, este atleta posiciona-se de forma a que possa apoiar o ataque e esteja possibilitado a reagir à perda da posse de bola.

Futuro no Sporting:

A sua condição física é uma incógnita, devido à lesão contraída, que o obrigou a estar praticamente um ano sem jogar. Além disso, o jovem lateral Nuno Mendes, tem sido aposta de Rúben Amorim como lateral esquerdo.

Com a saída de Mathieu, o experiente Antunes poderá ser a opção principal como central do lado esquerdo ou a alternativa a Nuno Mendes.

“Nunca fui tecnicamente muito vistoso, mas não sou mau [risos] e sempre fui caracterizado pela garra e dedicação, assim como pela vontade de vencer. Vim para ganhar títulos!”

Artigo escrito por Rafael Mota