Scouting – Leandro Barreiro
Leandro Barreiro é o primeiro reforço “oficioso” para o Benfica de 2024/2025. Com origens portuguesas e angolanas, o médio nasceu no Luxemburgo em 2000 e lá viveu até se mudar para a Alemanha com apenas 16 anos para jogar no Mainz. Estreou-se na equipa principal com 19 anos, sendo ainda júnior, e nas últimas épocas assumiu-se como titular da equipa que milita na Bundesliga, contemplando 146 presenças, além das 56 internacionalizações. O Leo chega ao Benfica em final de contrato, mas avaliado em 14 milhões de euros pelo Transfermarkt e traçamos aqui o seu perfil.
Momento defensivo
O médio destaca-se defensivamente pela sua agressividade nos duelos e na pressão, além da sua forte reação à perda de bola. Jogando habitualmente numa parelha no meio campo, seja num 343 ou 4231, tem um grande raio de ação, sendo capaz de pressionar alto na primeira fase de pressão, mas também mostra competência e responsabilidade no equilíbrio defensivo quando tem de ser o médio mais recuado, funcionando como um box-to-box. Apesar de não ser um jogador alto (1,74m), é agressivo nos duelos, inclusive aéreos, onde se mostra destemido e sempre disponível para disputá-los. Rápido na aproximação ao portador da bola, tende por tentar rapidamente o desarme ou interceção acabando, por vezes de forma excessiva, por recorrer à falta caso não consiga recuperar a bola.
Momento ofensivo
Leandro Barreiro mostra-se igualmente influente no processo ofensivo. Apesar de não ser um jogador que se sobressaia pela qualidade técnica, é consistente nas suas ações e é rápido a executá-las. Numa primeira fase de construção opta por jogar o mais simples possível, principalmente se estiver de costas para o meio campo adversário. Em zonas mais adiantadas, tenta aumentar a velocidade através de passes de primeira, inclusive longos, mas também através de progressões com bola onde alia a capacidade de manter a posse à sua velocidade e objectividade. Gosta de transportar jogo, ultrapassando linhas adversárias, e distribuir para os corredores laterais para posteriormente aparecer na área para finalizar. A época transata foi a mais profícua a nível contribuição em golos marcados, contanto com 4 golos e 4 assistências, mas esta época ainda não assistiu e marcou apenas 2 golos.
Conclusão
Com um perfil que encaixa em qualquer plantel, contando já com 135 jogos na Bundesliga e a terminar contrato, Leandro Barreiro é uma contratação que faz sentido para qualquer clube português. No Benfica reside a maior dúvida: será para substituir João Neves ou eventualmente para fazer parelha com ele? As características do luxemburguês, tal como as de João Neves, encaixam melhor juntamente com um médio defensivo mais posicional que permitam ao médio arriscar mais em zonas subidas e inclusive aparecer na área, como é seu hábito. No entanto, sendo ambos jogadores com um grande raio de ação, cultura táctica e capazes de cumprir ofensiva e defensivamente, a dupla João Neves & Leandro Barreiro não é, de todo, incompatível.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.