Gabriel Veron: Craque brasileiro com ‘sotaque’ argentino
O melhor jogador do mundial de sub-17 é jogador do FC Porto. Com três golos e duas assistências foi o grande destaque da seleção brasileira nessa enorme conquista. Abel Ferreira disse em tempos que este menino sairia por mais do que Neymar para o Barcelona, mas os 10 milhões de euros pagos ao Palmeiras não corroboram essa versão. Apesar do treinador português ex-Braga ser contra esta decisão, o extremo vai mesmo chegar à Invicta.
Parte usualmente da lateral esquerda e tem a tendência de progredir para terrenos interiores, em busca de espaço para combinar com os seus companheiros. Utiliza processos simples, drible curto e tem muita facilidade em entrar no último terço com bola controlada. Este é um aspeto que Sérgio Conceição poderá explorar no seu novo pupilo, uma vez que pode e deve ter mais golos e assistências, pois tem qualidade e apetências para tal. Consolidando as ideias do novo treinador, este ponto acabará tendencialmente por aparecer, uma vez que já assim foi com Luís Díaz.
É um jogador que gosta de ter espaço para executar e isso poderá ser um dos principais problemas na sua adaptação. Tem qualidade para os ultrapassar e prova disso é quando é chamado a resolver ao primeiro ou segundo toque. A qualidade na receção de bola é fundamental, mantendo sempre a noção de espaço e servindo os seus companheiros. Tanto pode atuar na esquerda ou na direita. Tem no seu pé direito a sua arma mais forte, é rápido, ágil e demonstra um bom poder de aceleração, o que faz dele um jogador muito difícil de parar.
É de realçar o seu comprometimento na reação à perda da bola e respetiva transição defensiva, que o pode ajudar muito nesta adaptação a um futebol mais exigente, como é o europeu. É necessário que melhore o timing da pressão, por forma a dificultar as ações individuais dos seus adversários. Não vira as costas a duelos aéreos mas, fruto do seu 1,72m, apenas vence 44% dos mesmos.
Tem nome de uma antiga glória argentina por culpa do vizinho e joga com esse mesmo apelido nas costas da camisa 7 do escrete: Veron. O que nos apraz dizer é que é sem dúvida um digno herdeiro do colombiano que se transferiu em janeiro para Liverpool e o tempo assim o dirá.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
