Menu Close

Não será segredo nenhum entre os media e até entre o plantel do Sporting CP que Rúben Amorim procura um Ponta de Lança (PL) capaz de trazer extrema competitividade pelo lugar com Sporar, e que sobretudo possa trazer faro de golo e capacidade de finalização nata. Este artigo analisará de uma maneira ligeiramente diferente potenciais reforços para o Sporting CP, baseando-se nas seguintes premissas:

  1. As restrições económicas do Sporting CP, geradas devido à pandemia e ao investimento elevado realizado no treinador e em atletas já presentes no plantel (como Nuno Santos ou Pote), não permitirão grandes investimentos num jogador para essa posição;
  2. Jogadores ex-Sporting e contratações no mercado Nacional deverão ser amplamente conhecidos do departamento de scouting do Sporting CP, e se bem que possa ser um fator favorável, contratações e regressos recentes têm tido apenas sucessos limitados;

Com as seguintes premissas, potenciais regressos de jogadores ex-Sporting CP como Islam Slimani, Ricky Van Wolfswinkel, ou mesmo Seydou Doumbia não entrarão nesta lista. Seguindo a premissa número 1, nenhum jogador deverá ter um valor de mercado superior a um valor razoável de 6ME, que tendo em conta as recentes contratações do Sporting, seria mais baixo que as mesmas, que rondaram os 6.5ME. Este artigo visa então apresentar alternativas viáveis, por preços ditos ‘amigáveis’, de jogadores que poderiam criar um impacto positivo para o Sporting CP. Para isso, será primeiro definido o perfil do PL que o Sporting procura, com base no estilo de jogo da equipa em jogos recentes e aquilo que é requisitado aos PL da equipa de Rúben Amorim. De seguida, os perfis de 4 jogadores serão apresentados com base neste perfil.

O PL de Rúben Amorim: Móvel, Inteligente, Bom de Bola

Como tem sido habitual no Sporting de Rúben Amorim, e como já foi analisado previamente por nós aqui, a sua equipa tem-se apresentado numa formação 3-4-3 atacante, que em momento defensivo facilmente se enquadra num 5-4-1 ou 5-3-2. Com alas sempre bem abertos nas extremas, é frequentemente pedido aos PL por Rúben Amorim que saibam controlar o espaço central e tenham boa capacidade de guardar a bola e distribuí-la da melhor forma aos colegas. Aos PL a executar este tipo de funções é sobretudo exigida uma enorme capacidade mental para entender o jogo e o espaço, pois terão sempre oportunidades de procurar a bola em espaços vazios entre os centrais e laterais, mas mantendo um posicionamento que o disponibilize para receber a bola seja na profundidade ou no pé. Para isso, é sobretudo necessário um PL de perfil atlético, com mobilidade acima da média, boa capacidade de posicionamento, e capacidade técnica tanto para finalizar como para apoiar na construção de jogo do Sporting. O seguinte vídeo demonstra o que é exigido muitas vezes aos PL do Sporting, se prestarmos atenção ao camisola 9.

Tendo em conta este estilo de jogo e nas referidas premissas acima, decidimos compilar uma lista de 4 jogadores que pensamos que se enquadram neste estilo de jogo:

Juan Dinenno: O Finalizador Latino

Toluca v Pumas UNAM - Torneo Clausura 2020 Liga MX : Fotografia de notícias
Apesar de ainda ter realizado apenas 7 jogos, Dinenno já encantou a ‘cancha’ do Pumas que o apelidam de ‘Dinnegol’;

Dos 4 jogadores referenciados aqui, este será o mais completo, e que mais garantias oferecerá ao Sporting CP no imediato. Dinenno, de 26 anos, é atualmente jogador do UNAM Pumas do México, tendo custado 3.8ME em Janeiro deste ano. Este ano, em apenas 7 jogos soma já 5 golos. Antes, tinha já passado pelo campeonato Colombiano, onde faturou 26 golos em 50 jogos ao serviço do Dep. Cali. Tendo também já competido com sucesso pelos campeonatos Equatoriano e Argentino, Dinenno é um jogador praticamente completo, enquadrando-se na perfeição no perfil que aqui definimos.

Possui uma boa movimentação e uma capacidade e disponibilidade física que incluem uma boa capacidade de cabeceamento, mas sobretudo excelente capacidade de antecipação e finalização, que o tornam num Ponta de Lança apetecível para o futuro imediato do Sporting CP. Melhor ainda, é um jogador que se sente bem a exercer a pressão alta condicionante que Rúben Amorim tem implementado. Avaliado em 2.5ME, o jogador poderá apenas custar um valor similar ao pago por Nuno Santos ou Pote com possíveis variáveis, pois apesar de ter assinado em Janeiro pelo Pumas, o contrato é de apenas 2 temporadas. Honestamente, será difícil encontrar uma solução que encaixe tão bem no perfil e premissas definidas como Juan Dinenno.

No vídeo abaixo, será possível ver a capacidade de Dinenno de vir buscar jogo e de pressão ao portador da bola, bem como capacidade de atacar a área vindo do meio campo para faturar entre os centrais. Poderá também ver alguns dos golos de Dinenno com a camisola do Pumas aqui.    

Liam Cullen: O Talento Desconhecido, Mais Apetecido

Liam Cullen
Cullen é possivelmente um dos maiores e mais desconhecidos talentos na Europa;

É bem possível que ainda não tenha ouvido falar deste jogador, mesmo se lhe disser que representa o Swansea AFC. Liam Cullen é um jovem da academia do Swansea, de apenas 21 anos, e que apenas no final desta época, após a retoma dos campeonatos, começou a encontrar algum espaço na equipa Galesa. Tapado por jogadores marcantes como Andre Ayew, Borja Bastón, Surridge, e mais tarde, Rhian Brewster, Cullen foi somando minutos na equipa sub-23 dos Swans, onde em diversas competições somou vários golos.

Desde que é profissional, Cullen possui um registo de 45 golos em 87 jogos, mas em apenas 64 figurou no 11 titular. Esta época, brilhou sobretudo na Premier League International Cup (onde participaram Benfica B e Porto B), tendo sido o melhor marcador da mesma com 7 golos em 3 jogos (incluindo 2 ao Porto B, que pode ser visto aqui). Fez 16 golos em 24 jogos em 19/20, incluindo o seu primeiro golo pela equipa principal. Dotado de um pé esquerdo de enorme qualidade, Cullen possui imensa qualidade técnica de execução, seja a finalizar ou a assistir colegas.

Correspondendo ao modelo de jogo jogado pelo Sporting CP de Amorim, Cullen possui também um enorme atleticismo, próprio dos jogadores que frequentam campeonatos com elevada carga de jogos por época. Com enorme capacidade de passe, desmarcação no espaço, e habilidade para livres diretos, Cullen é um talento que ainda nem sequer possui valor de mercado no Transfermarkt. A Cullen, contudo, faltará maior capacidade tática a nível do posicionamento e capacidade para desequilibrar no 1 para 1, onde apesar de o conseguir fazer via aceleração, poderia melhorar o fator técnico neste aspeto.

Apesar de desconhecido, Cullen seria um excelente investimento de futuro por parte do Sporting, e uma alternativa bastante viável a Sporar. No vídeo abaixo poderemos ver alguns dos movimentos e finalizações típicas de Cullen, sendo este o nº 9, de chuteiras alaranjadas.

Moussa Sylla: Rapidez e Desmarcação

Moussa SYLLA - AS Monaco
Sylla chegou a ser conotado como um possível substituto de Mbappé no Mónaco, não tendo conseguido singrar, numa também fase conturbada dos Monegascos;

Sylla é um jogador de apenas 20 anos, que se encontra neste momento sem contrato após passagem pelo Mónaco. Apesar de as estatísticas poderem não ser muito convidativas (em 34 jogos pela equipa A do Monáco, apenas 4 golos), o jogador é já internacional sub-20 pela faustosa seleção Francesa, e apresenta características que correspondem ao perfil pedido por Rúben Amorim. Assemelhando-se em muitos aspetos ao atleta do FC Porto Moussa Marega, Sylla possui uma enorme velocidade e verticalidade, procurando sempre a profundidade e a bola no espaço para poder progredir e finalizar.

Acrescentado a isto, possui uma boa capacidade de passe e de cabeceamento, sendo um jogador que apesar de preferir o espaço, também possui técnica suficiente para desempenhar funções de extremo ou 2º ponta de lança. Surpreende sobretudo a sua correção tática no comportamento defensivo, com uma capacidade altíssima de pressionar o portador e condicionar a saída de jogo das equipas adversárias de uma maneira bastante inteligente.

Ainda de tenra idade e pleno de talento, com alguns minutos poderá rapidamente deixar o seu impacto no Sporting CP. Visto estar sem contrato, e pretender demonstrar o seu valor na Europa, o Sporting CP poderia ser o lugar ideal para poder voltar a brilhar, e uma aquisição de baixíssimo custo para o clube.

Leonardo: Pés de Veludo na Hora de Finalizar

Urawa Reds sign Brazilian top scorer – CoolJapan Soccer
Leonardo Está a Impressionar Tudo e Todos no Japão;

De apenas 23 anos, Leonardo tem causado um tremendo impacto no Japão. Após se ter sagrado melhor marcador da 2ª divisão Japonesa, com 28 golos em 38 jogos pelo Niigata, chamou a atenção dos Urawa Reds, da 1ª divisão do Japão, que pagou 2.7ME pela sua contratação em Janeiro 2020. Até agora não tem desiludido os adeptos pois é o 2º melhor marcador do campeonato, com 9 golos em 12 jogos.

Claramente um jogador de combinações e movimentos de rutura, Leonardo apresenta-se quase sempre entre os centrais, mais fixo, mas procurando sempre tabelas e combinações simples com os colegas entre as linhas defensivas, mas também sabe aparecer a desequilibrar nas costas e nas quinas da área, onde sempre tenta fazer uso da sua arma mais forte, o remate. Bastante tecnicista, com um excelente drible no 1 para 1 e remate fácil com qualquer um dos dois pés, Leonardo configura-se como um potencial desbloqueador de jogos, algo que o Sporting tem tido dificuldade em encontrar e onde tem desperdiçado pontos (na época passada aconteceu em 5 ocasiões). Ainda jovem, e obtendo minutos de jogo em Portugal, Leonardo poderá melhorar aspetos menos bons que possui como o processo defensivo, o cabeceamento e o passe longo.

Alguns dos seus melhores golos no Japão podem ser vistos aqui, bem como uma pequena demonstração das suas capacidades já no Urawa no video abaixo. Apesar de talvez ser a sugestão com menos pontos correspondentes ao pedido por Rúben Amorim, poderá ser um complemento e uma excelente ajuda ao plantel, pois o Sporting não possui nenhum atleta com estas características.

O seu preço de mercado poderá custar menos de 6.5ME.