Menu Close

Bernardo Fortunato – Um 10 nos Açores

Bernardo Andrade Fortunato nasceu a 8 de Março de 2001 e é natural de Esposende. O médio iniciou o seu processo de formação no Esposende e transferiu-se para o Vitória SC aos 16 anos. Após duas épocas em Guimarães, terminou a sua formação ao serviço do Gil Vicente, com a impressionante marca de 61 jogos em duas épocas na I Divisão do Campeonato Nacional de Juniores, nas quais apontou 7 golos e várias assistências. Tem 1.83m, 76kg e joga preferencialmente com o pé esquerdo.

Na época 2020/2021 e a cumprir o seu primeiro ano de sénior, mudou-se para os Açores para representar o Sporting Clube Ideal, clube que ocupa o 4º lugar da série G do Campeonato de Portugal. Nesta primeira aventura no futebol sénior, o jovem médio tem sido um dos pilares da equipa orientada por Sidónio Ferreira, contabilizando 7 jogos disputados (6 deles como titular), 618 minutos e 1 golo marcado. Pelas suas características, é um jogador versátil e pode atuar como médio ofensivo ou como médio centro. Na equipa açoriana, já atuou em ambas as posições nos sistemas de 4x2x3x1 e 4x3x3.

Como médio ofensivo, no sistema 4x2x3x1
Como médio interior direito, no sistema 4x3x3

Momento Ofensivo

Trata-se de um médio essencialmente ofensivo, destacando-se pelo seu controlo de bola, qualidade de passe, capacidade de decisão e de gerir os ritmos de jogo. Demonstra boa leitura de jogo na forma como ocupa o espaço entre linhas, para poder receber bola e dar seguimento ao ataque.

Possui uma boa meia distância e uma boa capacidade de progressão com bola, queimando linhas do adversário em condução com relativa facilidade.

Contribui ainda com golos e assistências, aspeto sempre importante e diferenciador para um jogador da sua posição.

Momento Defensivo

Apesar de ser um jogador preponderante no processo ofensivo, o nº8 do Ideal dá ainda um importante contributo à equipa no momento defensivo. Tem uma boa leitura de jogo, sendo capaz de cobrir espaços e de interpretar eficazmente os timings de pressão. Com o seu 1.83m, é igualmente competente no jogo aéreo e no duelo físico, oferecendo equilíbrio e consistência no meio campo.

O facto de ser um jogador bastante disponível e solidário com a equipa é também um atributo fundamental para complementar a qualidade que oferece à equipa no processo ofensivo.

Classe e um futuro promissor

Aos 19 anos, Bernardo Fortunato dá os primeiros passos no futebol sénior num Campeonato de Portugal que é rico de experiências e aprendizagens para os jovens jogadores. Apresenta já um rendimento muito assinalável neste nível competitivo, sendo um indiscutível nas escolhas do técnico da equipa açoriana. Demonstra características para jogar como “10” ou como “8”, sendo capaz de atuar em várias posições e em diferentes sistemas.

Com passado pelos campeonatos nacionais na sua formação, tem todas as condições para continuar a dar consistência ao seu jogo nesta primeira adaptação ao futebol sénior e assim poder dar o salto para o patamar do futebol profissional.

Momentos da época 2020/2021
Jogo vs FC Porto: CN Juniores 2019/2020