Menu Close
[:pt]Francisco Machado ou Chiquinho no mundo da bola. O jovem de 22 anos natural de Santo Tirso está a agarrar a oportunidade esta época para se afirmar em definitivo no futebol português.

Fez grande parte da sua formação no Leixões, clube onde se estreou na segunda liga em 2014/2015 com apenas 19 anos de idade. Na época seguinte rumou ao Gondomar por empréstimo onde somou minutos e experiência para voltar a casa mais maduro. Em 2016/2017 completou 28 jogos e somou 5 golos pelo Leixões. As boas exibições e os números de Chiquinho, levaram o NK Lokomotiva a pagar 200 mil euros pelo médio ofensivo em Fevereiro de 2017.

Não se conseguiu fixar no futebol croata e esta temporada voltou a Portugal a título de empréstimo. Os ‘estudantes’ acolheram o jovem de 22 anos e aposta tem tido resultados muito positivos. Chiquinho leva 9 golos marcados em 32 jogos.

Chiquinho é um médio ofensivo que não salta à vista pela sua condição física mas assim que a bola cola aos seus pés não engana ninguém. Jovem com uma excelente capacidade técnica, rápido com bola, usa o drible para partir para cima dos adversários, gosta de cair sobre as faixas para flectir para o meio e procurar a baliza e remata com os dois pés. É um jogador que procura sempre o centro de jogo e o espaço entre linhas para progredir. Apresenta visão de jogo e qualidade no passe. Uma das suas principais características são as bolas paradas onde já leva 3 golos marcados em grandes penalidades e também é um dos marcadores de cantos da Académica.

Do ponto de vista defensivo demonstra que ainda é um jogador a precisar de melhorar. Tem espaço para crescer no capítulo do desarme, posicionamento defensivo, agressividade e jogo aéreo. Quando conseguir colmatar estas carências no seu estilo de jogo estará pronto para um desafio de maior exigência.

A sua qualidade tem vindo a despertar a atenção de grandes clubes portugueses que podem avançar para a compra do passe no mercado de Verão. Um jovem médio que tem vindo a ganhar protagonismo e que não faltará muito para dar um salto para um clube mais competitivo da Liga NOS.

[:]