Menu Close

“Happy Feet” Angel Gomes

Angel Gomes, filho de Gil Gomes, campeão do mundo sub-20 por Portugal em 1991. Chegou esta temporada a solo português, onde irá representar o Boavista FC por empréstimo do Lille. Gomes é um médio ofensivo de 20 anos de idade, natural de Londres mas foi formado no Manchester United, onde aos 16 anos de idade fez a sua estreia na equipa principal, rendendo o lendário Wayne Rooney diante do Crystal Palace onde fez 2 minutos. Com dificuldades em ter espaço nos “Red Devils”, Gomes saiu a custo zero e escolheu o muito elogiado projecto do Lille. O seu crescimento sustentado desenhado pelo emblema francês tem a sua primeira fase na “Pantera”, e Angel já deslumbra com 3 assistências no primeiro jogo a valer.

Momento Defensivo

Dadas as fragilidades e falta de agressividade nos momentos defensivos até acaba por fazer mais sentido o posicionamento de Angel Gomes como o médio mais adiantado no terreno, fazendo com o ponta de lança a primeira linha de pressão, não sendo um jogador muito eficaz no momento defensivo acaba por estar mais confortável em vez de defender nas faixas, onde aí sente realmente muitas dificuldades, até mesmo pelo seu físico que dificulta muito Angel Gomes a impor-se em duelos. O Boavista actua num 4x3x3 ou 4x2x3x1, com Angel Gomes a pressionar num primeiro momento com o avançado da equipa, com a mesma a adoptar um 4x4x2 com linhas bem juntas.

Momento Ofensivo

Falando do melhor de Angel Gomes, um talento que logo no primeiro jogo pelo Boavista provou que é um aumento substantivo de qualidade no clube, mas também um talento acima da média na Liga NOS. Não sendo muito forte a explorar as costas dos adversários e atacar a profundidade, prefere baixar e pedir a bola no pé, onde toma claramente o papel de organizador da equipa, é um jogador que se sente muito mais confortável a jogar pelo corredor central e mesmo quando actua nas faixas, nomeadamente como extremo esquerdo, acaba por pisar terrenos interiores nunca abandonando o seu “mind-set” de médio ofensivo organizador. Fortíssimo com bola, difícil de desarmar, muito bom no drible, calmo e ágil o suficiente para jogar bem em espaços reduzidos. Um dos seus movimentos mais fortes é a procura pelo espaço no bloco adversário onde procura assistir um colega para o golo, revelando uma grande leitura de jogo, conseguindo sempre encontrar e executar dentro destes espaços.

Crescimento Sustentado

Angel Gomes tem perfeitamente qualidade para estar no plantel do Lille, no entanto os franceses preferem e bem que Angel Gomes jogue de forma bastante regular numa equipa onde possa ser uma das figuras. Gomes promete crescer imenso como jogador e no processo dar um grande salto de qualidade ao Boavista. Esta época é sem dúvida um dos jogadores a seguir mais de perto, um dos jovens mais talentosos da sua geração e o seu futuro promete apenas coisas muito boas.