Menu Close

Da Suécia, mais concretamente do Assi, chegou a nova jogadora do SL Benfica. Christy Ucheibe, de 19 anos, assinou pelas águias e vai incorporar o plantel a partir da próxima temporada.

Figura da seleção nigeriana que alcançou os quartos de final do Campeonato do Mundo de sub-20 em 2018, tendo cumprido 90′ em três dos quatro jogos que a seleção africana realizou, Ucheibe destaca-se como uma número 6, apesar de poder jogar mais adiantada no meio-campo.

É uma ‘6’ moderna, forte no desarme e que gosta de se envolver nas tarefas ofensivas. Não é muito alta nem um “panzer” em termos físicos, mas sabe fazer bom uso da envergadura que possui e é inteligente na abordagem aos duelos.

A boa visão de jogo e a qualidade de passe são pontos fortes da jovem, que tem ainda muita técnica. Ucheibe é uma jogadora que pode participar ativamente na primeira fase de construção da equipa, algo semelhante ao que faz, por exemplo, Andreia Faria. No entanto, a técnica apurada e a qualidade de passe permitem que possa dar passos em frente no terreno e atuar como ‘8’.

É uma jogadora que encaixa muito bem em equipas que pretendam defender alto, muito pela boa capacidade de antecipação que possui. Também é capaz de defender de forma posicional em blocos mais baixos, mas fica algo exposta nessas situações, pelo facto de ser uma ‘6’ com tendência a dobrar (bem, atenção) as laterais. O problema nesse cenário é um eventual despovoamento da zona central, pelo que deve estar em sintonia com as restantes companheiras de setor para evitar esse problema.

De um modo geral, Christy Ucheibe é uma jovem com muito potencial, que “destrói” para depois construir e que vai acrescentar qualidade no SL Benfica. É uma jogadora com algumas semelhanças a Andreia Faria, pelo que se prevê uma boa luta por um lugar no onze de Luís Andrade.