Derrota não tira o primeiro lugar
Portugal perde por 2×1 com a Coreia no último jogo da fase de grupos do Mundial 2022, mas a conjugação de resultados manteve a seleção das quinas no primeiro lugar do grupo H.
Apesar das alterações, a ideia de Fernando Santos manteve-se semelhante na sua génese. Posicionados em 4x2x3x1, com Vitinha a juntar-se a Ruben Neves num duplo pivot e com Matheus Nunes a jogar como médio mais ofensivo. João Mário foi para a posição onde joga no Benfica, como extremo do lado esquerdo e Ricardo Horta como extremo direito. Ronaldo como o ‘9’ de referência.
Defensivamente esta dinâmica alterava-se em alguns momentos para um 4x4x2, com Matheus a juntar-se a Ronaldo e consequentemente Vitinha e Ruben Neves a subir no terreno formando uma linha de 4 no meio campo.
Portugal conseguiu criar várias situações de superioridade nos corredores, uma vez que os laterais jogavam muito projetados, e com os extremos portugueses a deslocar-se para terrenos mais interiores, criando a dúvida nos laterais coreanos. Foi de um lance deste género que nasceu o golo português, com Pepe a encontrar Dalot e este em jogada individual ultrapassa os defesas coreanos e assiste Ricardo Horta na pequena área.
Portugal teve alguns problemas na defesa das bolas paradas coreanas, resultado de algumas falhas defensivas nesse tipos de lance. Mesmo antes do golo, num canto curto, a seleção da Coreia já tinha criado perigo, notando-se que Portugal sentia algumas dificuldades a defender estes lances. A aposta neste tipo de lance pela equipa orientada por Paulo Bento foi recorrente e acabou para ser decisiva para o resultado final da partida.
O segundo golo coreano nasce num lance em transição ofensiva após um canto, com Portugal a tem«r os jogadores que deveriam garantir o equilíbrio defensivo muito longe do alvo de transição e isso permitiu que Son tivesse muito espaço para progredir como bola e depois assistir para o golo que garantiu a qualificação da Coreia.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
