Menu Close

Facundo Buonanotte – Jóia argentina a caminho de Inglaterra

O futebol argentino é um dos maiores potenciadores de talento a nível mundial e tem seleções recheadas de jogadores com qualidade em todas as posições. No Rosario Central, equipa agora treinada por Carlitos Tévez, vai despontado um jovem chamado Facundo Buonanotte, que, ao que tudo indica, tem acordo com o Brighton.

Facundo fez a sua estreia no futebol sénior esta temporada, leva apenas pouco mais de 1000 minutos pela equipa principal do Rosario, mas já chamou a atenção do Brighton, que tem sido destaque nos últimos anos pelo scouting de sucesso em várias partes do mundo. Vamos então conhecer o jovem argentino que se tem afirmado como uma das principais promessas da Argentina.

Perfil

Facundo nasceu em dezembro de 2004 e teve a ascenção no futebol sénior no presente ano de 2022. O jovem médio ofensivo, que tem dupla nacionalidade – argentina e italiana, estreou-se pela equipa A do Rosario Central em fevereiro frente ao Arsenal Sarandí e tem 3 internacionalizações pela seleção sub-20 da Argentina.

Desde então, participou em mais 23 partidas, distribuídas por três competições e sob o comando de 4 treinadores – Kiky González, por quem fez a sua estreia, Leandro Sornoza, Germán Rivarola e por fim, Carlos Tévez, grande figura do futebol argentino. No total, leva cerca de 1200 minutos pela equipa principal do Rosario Central, que tem tido uma temporada instável, nos quais marcou um golo e fez uma assistência.

Antes de avançar para uma análise técnico-tática do jogador no momento defensivo e ofensivo, é importante traçar o perfil do jogador no aspeto físico e psicológico, percebendo se há condições para atingir o patamar que o nível técnico delimita:

– Físico: Buonanotte é um jogador de baixa estatura e com uma estrutura física mais frágil, mas que não limitam a sua combatividade nos duelos. Destaca-se pela agilidade, aceleração e elegância que apresenta na corrida e na condução de bola.

– Psicológico: Buonanotte é um jovem com uma inteligência acima da média, uma boa tomada de decisão e com uma compostura também assinalável. Para além disso, destaque para a boa atitude competitiva, como bem caracteriza nos jogadores argentinos.

Momento Defensivo

A partir de terrenos avançados, Buonanotte mostra uma forte reação à perda e um bom compromisso com a equipa. Apresenta, também sem bola, uma boa leitura do jogo e um bom sentido de oportunidade, e não tem medo de interagir nos duelos.

Momento Ofensivo

Buonanotte apresenta-se declaradamente como médio ofensivo, que ocupa e opera fundamentalmente nas zonas entre-linhas. Mostra uma excelente relação com a bola, muita qualidade em espaços curtos e uma grande habilidade na condução, apresentando uma forte resistência à pressão e capacidade para desequilibrar no 1v1. Mostra também qualidade na execução do passe, do remate e até da bola parada.

Para além desse nível técnico, o destaque vai para a sua inteligência e conhecimento do jogo, que se encontra em níveis anormais para a sua idade. É um jovem que lê muito bem o jogo e antecipa as movimentações com qualidade no momento ofensivo. Apresenta também um bom posicionamento e ocupação do espaço livre, e decide com qualidade e critério.

Mostra também qualidade no passe, com destaque para a habilidade no último passe, uma classe e inteligência que o diferenciam no campeonato argentino. Não obstante, ainda precisa de refinar a relação com a baliza e procurar ser mais consistente nas ações técnicas, algo natural tendo em conta a sua idade.

Notas finais

Buonanotte despontou este no para o futebol sénior e já apresenta um rendimento elevado. Tem níveis de produção baixos, mas é um jogador muito inteligente, que faz fluir o jogo no último terço e com um excelente controlo de bola. Caso a transferência para o Brighton se confirme, vai certamente rodar, talvez nos clubes parceiros, mostrando já um nível adequado para ter minutos de jogo nos principais campeonatos europeus, fora as ligas top-5.

Facundo Buonanotte é um jovem com potencial e com muita margem para crescer ainda. Destaca-se sobretudo pela inteligência que apresenta em todos os momentos do jogo, tem boas condições técnicas e o perfil físico não parece ser grande entrave, pelo que poderá atingir um nível elevado e ser seguramente uma opção para as futuras convocações da histórica seleção argentina.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts