Menu Close

João Mário: bom reforço para Jorge Jesus?

O médio internacional português tem sido notícia nos últimos dias pelo facto de ter vindo a ser dado como certo no SL Benfica, depois de ser campeão pelo clube da sua formação: Sporting CP. Tendo estado perto do clube da Luz na época passada, tudo indica que venha finalmente a satisfazer o desejo de Jorge Jesus de tê-lo no plantel por 7,5 milhões de euros – preço exigido pelo Inter e que o Sporting não quis pagar. Caso se confirme, quais são os prós e contras desta inesperada contratação? Venham daí.

Prós

São inúmeras as vantagens para os encarnados neste negócio, principalmente em relação às características do jogador em questão, estando entre elas: o facto de conhecer o campeonato e as ideias de Jorge Jesus – foi com ele que explodiu e deu o salto para o Inter; é polivalente – pode fazer de 8, médio direito e jogar como apoio ao ponta de lança; tem perfil de liderança – algo que falta ao Benfica atualmente; e, talvez, o mais importante de todos, tira um jogador ao rival que foi essencial na conquista do campeonato de 2020/2021.

Contras

Contudo, existem certas desvantagens neste negócio que a estrutura da Luz tem de ter em conta, principalmente: o facto da equipa ter bastantes médios ainda no plantel pode dificultar que João Mário se imponha com facilidade e o salário que se fala (4 milhões de euros anuais) pode tornar-se insuportável se o rendimento não corresponder.

Como pode encaixar na equipa?

O mais certo é que João Mário acabe por fazer a mesma posição que fez com Ruben Amorim na época passada, dada a adoção de Jorge Jesus do sistema de 3 centrais. Contudo, caso as águias queiram adotar por vezes o “velho” sistema de quatro defesas, João Mário é muito versátil, o que lhe permite ser utilizado como médio direito e como apoio ao ponta de lança e mostrar o mesmo rendimento. A contratação de João Mário é com a clara intenção de fazer um upgrade na posição ‘8’ e, caso aconteça, tem tudo para ser um bom casamento.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.