Menu Close

Nascido em Janeiro de 1998, formado em Alcochete, na Academia do Sporting Clube de Portugal, João Moutinho é um exemplo de que estudar não significa abandonar o futebol. O defesa esquerdo de 22 anos foi uma das figuras da boa campanha realizada pelo Orlando City.

Em 2017, dá-se a grande mudança na vida de João Moutinho. Ingressa no projeto da Next Level e muda-se para o estado de Ohio, onde vai estudar e jogar futebol. A sua primeira equipa nos Estados Unidos foram os Akron Zips, entrando, no ano seguinte, no Super Draft da MLS. No Super Draft de 2018 foi selecionado pelos Los Angeles FC, onde partilhou balneário com Carlos Vela ou André Horta. Após 14 jogos nos Los Angeles FC, a primeira pick do Draft de 2018, mudou-se para o Orlando City, em troca com Mohamed El-Munir.

O rookie deu seguimento à boa primeira época e confirmou o seu potencial nas duas épocas seguintes no Orlando City, tendo chegado à final do torneio MLS is Back com a equipa e marcado presença no ‘Melhor Onze’ desta mesma competição.

Momento Ofensivo

Do ponto de vista ofensivo, o João Moutinho é um defesa esquerdo com uma ótima relação com bola. Oferece profundidade e largura à equipa, conseguindo progredir e envolver-se no momento ofensivo bastante bem. Mesmo sob pressão o João demonstra facilidade em sair a jogar, com 83% passes certos p/jogo.

Parte desse bom envolvimento ofensivo está o cruzamento, onde efetua uma média de 2,8 cruzamentos p/jogo. Ao nível do drible, consegue uma taxa de sucesso de 79%. Estes elevados números em relação ao aproveitamento conduzem-nos a um número bastante interessante: João Moutinho, esta temporada obteve uma taxa de sucesso nas suas ações de 81% (aumentando quatro pontos percentuais em relação à época anterior).

Momento Defensivo

Defensivamente, João Moutinho apresenta uma boa interpretação de jogo, demonstrando um bom conhecimento tático, que lhe permite posicionar-se bem e retirar vantagem nesse momento do jogo. É rápido e agressivo na disputa de bola, conseguindo sair bem na pressão ao portador da bola. Recupera uma média de 7 bolas p/jogo.

Embora a sua capacidade física e propensão para os duelos não seja a melhor, o João consegue contornar esse debilidade no seu jogo pela sua inteligência em campo. Ainda assim, tem sido notória a evolução a níveis físicos, conseguindo também driblar alguns dos recorrentes problemas com lesões.

What is the next step, young Lion?

Quatro anos nos Estados Unidos da América já se passaram. João Moutinho começa a ganhar o seu lugar e o seu espaço no Orlando City, um clube recente (formado em 2010), com um projeto promissor e que conseguiu a sua primeira presença na final de um importante torneio.

Aos 22 anos, João Moutinho apresenta-se como um dos jovens mais promissores da MLS. Com um futuro risonho pela frente, João Moutinho quer afirmar-se, ainda mais, no Orlando City.