Nome: Arthur Kevin Yamga Tientcheu
Posição: Extremo / Avançado
Idade: 22 anos (07/009/1996)
Nacionalidade: Francesa 🇫🇷 / Camaronesa 🇨🇲
Clube anterior: Châteauroux (2ª Divisão Francesa 🇫🇷)
Kevin Yamga, francês com ascendência camaronesa, foi apresentado ontem como reforço do CD Aves. Pertencia aos quadros do Chievo, último classificado da Serie A na época passada, mas fez o seu percurso profissional emprestado a outros clubes nomeadamente Robur Siena e Arezzo da Serie C e Carpi e Pescara da Serie B sem nunca se ter afirmado. Na época passada esteve emprestado ao Châteauroux, 11º classificado da Ligue 2, fez 21 jogos (15 deles como titular), marcando apenas 1 golo e completando 3 assistências.
Na época transacta o número 14 jogou maioritariamente como extremo direito mas é um jogador polivalente e pode inclusive jogar como avançado beneficiando da sua capacidade física (1,87m, 80kg) para ser a referência entre os centrais.
Trata-se de um destro que oferece profundidade, aproveitando bem as bolas colocadas nas costas da linha defensiva adversária, e revela qualidade na recepção e no 1×1 ofensivo onde faz uso da sua aceleração e capacidade nos duelos físicos. Características que o ajudam a criar desequilíbrios no último terço. No entanto revela algumas dificuldades técnicas nomeadamente no passe de primeira, na progressão com bola e na execução com o pé esquerdo, sendo assim inconsistente longe da baliza.
Apesar de ser um jogador bastante alto, precisa de melhorar o seu jogo aéreo. Não só no gesto técnico do cabeceamento mas também na disputa dos duelos onde nem sempre revela agressividade nem o melhor posicionamento. Algo que ajuda a justificar o porquê de na época passada apenas ter vencido apenas 36% dos duelos aéreos que disputou.
Além de Erik Nascimento, Miguel Tavares e José Varela que já pertenciam aos quadros, o Aves já apresentou uma série de jogadores que podem actuar nas faixas nomeadamente Ruben Macedo, Mehrdad Mohammadi, Mohamed Touré e Bruno Xavier. Por outro lado, até à data do artigo, não tem nenhum avançado com estas características físicas e que se aproximam mais do que o Derley oferecia na época passada. Apesar de trazer poucos golos na carteira, a falta de um avançado deste perfil e o facto de ser um jogador pouco eficaz fora do último terço, podem empurrar o francês para a posição mais dianteira da equipa avense.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.