Koba – O projeto de 6 de Amorim
Momento Defensivo
Koba tem jogado como o médio com mais tarefas defensivas do duplo-pivot estorilista. Está encarregado de defender as costas do meio-campo e tem que preencher grandes áreas de terreno dado que não só a equipa joga muito subida e defende muito alto como Mateus Fernandes aparece muitas vezes em zonas bastante altas do campo.
O médio estorilista apresenta valências importantes que lhe conferem alguma capacidade para executar as tarefas defensivas com sucesso. Portador de uma estampa física impressionante e de umas pernas longas, Koba consegue ir ao choque e ganhar o duelo a grande parte dos médios com alguma facilidade. Coloca bem o corpo e usa a força do torço/tronco para aguentar o impacto e impedir que o adversário chegue a tocar na bola-
Apesar de não ser especialmente rápido ou ágil, as suas pernas longas permitem que aborde os lances com relativa rapidez e que consiga roubar o esférico em situações limite, assim como intercetar muitos passes.
Ainda assim, apesar das condições físicas de que dispõe, o seu posicionamento e leitura de jogo no momento defensivo ainda fazem com que tenha abordagens deficientes em alguns lances. Para além disso, algumas vezes acaba por mostrar falta de compromisso defensivo, não acompanhado jogadores em lances de transição defensiva.
Momento Ofensivo
O médio francês impressiona pelas características ofensivas que apresenta. Faz lembrar Matheus Nunes pela capacidade que tem em progredir com bola e ultrapassar adversários, apresentando uma agilidade muito interessante. Consegue chegar à área com facilidade, apesar da pouca influência que tem, e sair da pressão adversária, seja em zonas mais recuadas ou mais altas.
Tem um variabilidade de recursos interessante, conseguindo usar o pé esquerdo para colocar passes de longa e curta distância, sejam eles verticais ou para virar o flanco de jogo, por exemplo. Todavia, peca por usar quase exclusivamente o pé esquerdo. Perde muitas vezes o timing para soltar, tendendo sempre a dar um toque a mais para mudar poder acomodar o passe.
Notas Finais
Pelas indicações que os principais meios de notícias desportivas vão dando, Koba será um projeto de 6 para Ruben Amorim (tanto que irá facilitar a saída de Essugo para o GD Chaves).
Consoante aquilo que foi dito aqui, Koba tem mais do que capacidades para se tornar um 6 de qualidade, especialmente porque já domina características fundamentais para um médio que jogue num meio campo a 2. Ainda assim, terá que melhorar bastante a vertente defensiva que não está ligada à sua capacidade física. Leitura de jogo, ocupação de espaços e o trabalho defensivo em geral serão as grandes preocupações de Amorim com o médio francês.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
