Thiago Almada – Destino: Europa
Thiago Almada é um nome conhecido para os fãs do videojogo “Football Manager”. É um jovem argentino, produto da formação de uma das diversas boas “fábricas de talento” do país, o Veléz Sarsfield. Aos 17 anos já se tinha estreado na equipa principal do clube e, a partir daí foi sempre a crescer, seja a nível de minutos, seja a nível de golos e de assistências.
Em 2022, quando muito se falava do interesse de diversos clubes europeus no seu ingresso, Almada acaba por se transferir por cerca de 15 milhões de euros para a Major League Soccer, para representar o Atlanta United. Já nos Estados Unidos continua a desenvolver-se e termina a 1ª época com 6 golos e 7 assistências e, na última época, faz a sua melhor época da carreira a nível de números, tendo acabado o ano com 12 golos e 16 assistências.
Momento Defensivo
Apesar de fisicamente não ser um jogador muito robusto e de se destacar sobretudo no momento com bola, o jovem médio ofensivo procura constantemente ser participativo no momento defensivo da sua equipa.
Procura ser pressionante aquando da construção do adversário e é agressivo neste momento, forçando diversas vezes o portador da bola a tomar decisões mais precipitadas ou erradas. Também na ocupação de espaços o jovem argentino demonstra ser competente percebendo, na maioria das vezes, onde se posicionar seja para fechar determinada linha de passe ou para garantir uma cobertura a um colega de equipa. Ainda assim, pode melhorar a sua eficiência nas disputas de bola.
Momento Ofensivo
Atuando maioritariamente na posição de médio ofensivo, é neste momento que Thiago Almada se diferencia, demonstrando facilidade tanto para receber mais recuado e “pautar” o jogo da sua equipa como para jogar entre as linhas do adversário.
Apresenta um controlo de bola fino e qualidade na execução dos mais variados tipos de passe. Está frequentemente a mapear o campo ao seu redor para perceber qual a melhor ação a tomar e, quando ocupa o espaço entrelinhas, de forma inteligente procura efetuar as receções com o pé mais próximo da baliza adversária para a um toque, ficar rapidamente de frente para o jogo. Consegue aliar a isto, uma visão periférica invejável e uma tomada de decisão acertada o que, no último terço, o tornam uma constante ameaça para a linha defensiva adversária.
Mesmo com o seu estilo franzino é muito difícil de lhe tirar a bola em progressão e utiliza a mudança de velocidade para diversas vezes quebrar linhas. Além destas características é também um jogador exímio na execução de bolas paradas.
O que nos diz a Data?
Analisando os dados apresentados no 1º gráfico conseguimos perceber que Thiago Almada apresenta um average rating excelente comparativamente com os jogadores do seu campeonato, tendo também muito bons índices, nomeadamente ao nível do drible, do passe e da criação.
Ao analisarmos o gráfico da direita conseguimos perceber que no geral, o médio ofensivo argentino apresenta excelentes métricas no momento com bola, com maior destaque ainda para os indicadores de posse, tais como, por exemplo, as assistências, xA per 90, passes chave, progressões em condução e passes para o último terço.
Notas Finais
Aos 22 anos e após duas épocas na MLS, o argentino vencedor do prémio MLS Young Player of the Year no ano de 2023 encontra-se no “ponto de rebuçado” para se transferir para o futebol europeu e o próprio jogador já expressou essa vontade, de se transferir neste mercado de inverno para o “Velho Continente”.
É certo que interessados não deverão faltar, ainda assim, com o seu valor de mercado fixado nos 27 milhões de euros (segundo o Transfermarkt) não será qualquer clube que poderá realizar um investimento dessa grandeza pelo que acredito que, confirmando-se a sua saída, será para clubes com presença assídua nas competições europeias.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.