Menu Close

Mateo Tanlongo: Médio Argentino Aterra em Alvalade

Prestes a ser confirmado como jogador leonino – ao que tudo indica já se encontra em Lisboa -, Mateo Tanlongo será o primeiro reforço de Inverno do Sporting CP.  O jovem de 19 anos, de nacionalidade argentina, chega a Portugal proveniente do CA Rosario Central, clube onde foi formado. Fez a sua estreia na equipa principal em 2020, mas apenas este ano foi utilizado com regularidade. Atua como médio defensivo e deverá ser uma aposta a médio-prazo do emblema de Alvalade.

Perfil do Jogador

  • Idade: 19 Anos (12/08/2003)
  • Altura: 1,83 m
  • Pé Preferencial: Direito
  • Posição: Médio Defensivo
  • Clube Atual: CA Rosario Central
  • Contrato: 31/12/2022
  • Valor de Mercado: 1,5M € (Transfermarkt)

Esta época participou em 29 jogos pelo seu clube, totalizando 1 434 minutos. No que diz respeito ao Campeonato Argentino, realizou 20 dos 27 jogos, 12 deles como titular, completando os 90 minutos em metade dessas partidas. Foi também este ano que somou a sua primeira, e para já única, internacionalização na seleção albiceleste, num particular do escalão Sub20 diante do Perú. Como curiosidade, tem a particularidade de ter sido orientado por duas lendas do futebol argentino – Javier Mascherano, na seleção de Sub20, e Carlos Tévez, o seu último técnico no clube.

Transportemos a apresentação de Tanlongo para o retângulo de jogo. O jovem argentino é, normalmente, utilizado na posição 6.  Apesar de ser um médio defensivo, destaca-se mais em situações de construção do que nas tarefas defensivas. Revela bastante maturidade, tendo em conta a sua idade e experiência ao mais alto nível, sendo possível vê-lo, por diversas vezes, a dar indicações aos seus colegas.

Momento Defensivo

No momento sem bola, é possível observar recorrentemente Mateo a olhar ao seu redor para perceber que espaço deve ocupar. Esse posicionamento permite-lhe bloquear linhas de passe adversárias e ficar preparado para recuperar bolas em ações de antecipação. Não é particularmente veloz, mas a sua inteligência tática e o facto de estar sempre em movimento, fazem com que consiga cobrir um raio de ação alargado. Os duelos defensivos e o desarme são dois momentos em que, apesar de já ser competente, existe espaço para evoluir – especialmente quando pretende interromper a transição ofensiva adversária.

Momento Ofensivo

É muito ativo na procura pela posse de bola e, depois de a passar a um colega, inicia rapidamente o movimento para oferecer nova linha de passe. Participa bastante na 1ª fase de construção da sua equipa, baixando para o meio dos DC’s, na tentativa de oferecer uma saída limpa e apoiada. Sente-se mais confortável a receber bola de frente para o jogo. Por essa razão, no meio-campo ofensivo, funciona como uma opção segura para a equipa manter a posse. Tal como na fase defensiva, destaque para o constante movimento do pescoço que permite que saiba o que fazer antes de receber bola, parecendo estar um passo à frente dos outros.

Principais Ações dos Últimos 4 Jogos – Nº 16

Notas Finais

Podemos caraterizar Tanlongo como um dinamizador, sempre em busca de oferecer soluções aos colegas e de dar andamento ao jogo. Destaque para o seu conhecimento tático, maturidade e inteligência, que ganham ainda mais relevo devido à sua idade. A partir de Janeiro, deveremos poder ver mais de perto a evolução do jovem argentino na sua primeira experiência na Europa e sob o comando de Rúben Amorim.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts