Menu Close

Samba Koné – Jovem maliano a brilhar no Porto B

Nascido a 01 de janeiro de 2001, Samba Koné é um médio maliano de 20 anos, que cumpre o seu segundo ano na Europa.

Samba tem contrato com o Derby Académie do Mali e na temporada anterior, Koné chegou a estar emprestado ao Leganés, onde apenas atuou pelas equipas secundárias. Esta época voltou a ser emprestado, desta vez ao FC Porto, tendo os Dragões opção de compra.

No âmbito de renovar a equipa B e garantir que os momentos de sufoco do ano passado não voltam a acontecer, a direção azul e branca promoveu uma pequena revolução no plantel e Samba Koné foi um dos reforços a chegar.

O médio maliano tem se mostrado a bom nível, conta com 2 golos em 6 jogos, e foi eleito “Médio do Mês de Setembro” da Segunda Liga. Assim, segue-se uma análise onde damos a conhecer o jogador, as suas qualidades e defeitos, e o seu potencial.

Perfil

Samba Koné é o clássico “8” que pisa uma grande área do campo, mostra muita polivalência e pormenores muito interessantes nos vários momentos do jogo.

Fisicamente, o médio é bastante alto e tem uma grande fisionomia. Para além da estatura e força, uma grande capacidade de impulsão, uma velocidade e agilidade também positivas, especialmente tendo em conta o seu tamanho, e uma boa resistência. Ainda assim, considerando a sua envergadura, Samba pode tornar-se bastante mais dominante e evoluir a sua presença física.

Psicologicamente, não foi possível aferir muitos aspetos, mas do que é visível, privilegia o coletivo sobre o individual, algo que por vezes falta aos jovens jogadores, e é muito ligado ao jogo. No entanto deve melhorar vários aspetos, entre eles uma maior bravura e destemidez na hora de pegar no jogo.

Momento Defensivo

Posicionamento e leitura defensiva: Samba revela um posicionamento defensivo relativamente positivo, mas deixa algo a desejar na leitura defensiva. Neste aspeto, ainda se nota alguma inexperiência, sendo que reage tarde, não tem um sentido de antecipação muito apurado e muitas vezes fica estático.

Índices de recuperação de bola: Neste aspeto, Samba mostra boa competência, ainda que deva fazer subir os seus números, com 4.00 recuperações de bola em média por jogo. Tem uma boa capacidade de interseção, também devido ao seu tamanho e é relativamente ativo neste aspeto.

Duelos: Neste parâmetro, Samba tem uma característica que o coloca geralmente em vantagem, o físico, e mostra competência neste aspeto. Ainda assim, pode melhorar nas abordagens aos mesmos e tornar-se mais veemente e agressivo (no bom sentido). Nos duelos aéreos, a dominância já é maior e Koné é realmente muito forte neste capítulo.

Momento Ofensivo

Capacidade técnica: Samba demonstra uma boa técnica no geral. Tem um 1º toque muito positivo e que o enquadra para o momento seguinte. Apresenta um bom controlo de bola, e uma boa capacidade de segurar a bola e de resistir à pressão (fazendo uso do seu físico) mas revela algumas dificuldades em espaços curtos.

Passe: Neste parâmetro, o médio maliano ainda tem muita margem para crescer. Samba tem uma técnica de passe razoável, a curtas e longas distâncias, ainda que mostre algumas dificuldades em espaços a rasgar. Koné demonstra uma boa capacidade associativa, mas tem alguma dificuldade em romper linhas frente a um bloco médio-baixo (quando se encontra de frente para grande parte da equipa adversária) e, portanto, é um jogador mais talhado para ocupar o espaço mais adianto quando em organização ofensiva. No aspeto da transição, Samba mostra mais qualidade, tendo uma boa capacidade de progressão e de definição – timings de fixação e de soltar.

Organização ofensiva: Este aspeto já foi ligeiramente abordado no ponto anterior, mas podemos ainda debruçar sobre o momento sem bola. Como referido, Koné tem dificuldades quando de frente para o jogo e, portanto, é mais adequado permanecer em zonas mais adiantadas. Samba apresenta um bom movimento sem bola e uma boa versatilidade. Tem uma boa perceção do espaço é capaz de receber entre-linhas ou juntar-se à linha ofensiva.

Remate: Samba é um médio com uma boa presença em zonas adiantadas, contando já com dois golos esta temporada. A movimentação e presença em zonas de decisão já foram abordadas no ponto anterior, pelo que resta-nos focar no aspeto técnico. Koné apresenta uma boa capacidade de finalização a curtas e médias distâncias, mas deve tornar-se mais consistente na execução. Nas bolas paradas ofensiva, Samba é muito forte, sendo muito agressivo e dinâmico na abordagem aos lances, demonstrando uma boa capacidade no jogo aéreo.

Conclusão

Samba Koné tem 20 anos e é ainda muito novo e tem apenas um ano de futebol europeu. O jovem maliano apresentou-se a bom nível no início da temporada ao serviço do FC Porto B, mas tem estado de fora nos últimos jogos.

Koné é um médio ainda muito “em bruto”, mas já mostra pormenores interessantes, e tendo em conta as suas características e o seu potencial, Samba poderá vir a ser um jogador muito interessante e certamente com nível de Primeira Liga.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts