Dois anos. Dois anos foram necessários para Zaidu Sanusi passar de um desconhecido, que jogava no Mirandela do Campeonato de Portugal, para andar nas bocas do mundo, com FC Porto e Olympiakos na corrida pelo seu passe. Segundo dados do Transfermarkt, a 11 de Outubro de 2019, Zaidu tinha um valor de mercado fixado nos 200 mil euros, ao dia de hoje, o seu valor de mercado está assente nuns impressionantes 2,5 milhões de euros. Uma ascensão notável em todos os parâmetros.
Nigeriano, de 23 anos, abraçou a sua primeira experiência no estrangeiro ao mudar-se para o Gil Vicente em 2016/2017. Sem espaço no clube de Barcelos, que disputava a 2ª Liga, acabou por passar dois anos emprestado ao Mirandela. Em 18/19, acaba por se desvincular em definitivo do Gil Vicente, continuando uma terceira época no Mirandela. Orientado por Rui Borges, agora treinador da Académica de Coimbra, deu nas vistas e conseguiu um passaporte para a ilha açoriana de Ponta Delgada. Aposta de João Henriques, foi ganhando o seu espaço na equipa, terminando a época como titular indiscutível no lado esquerdo da defesa.

Momento Ofensivo

É um lateral que oferece muita profundidade à equipa. Capacidade de aceleração e explosão denotada nas suas ações ofensivas. A sua chegada à zona ofensiva é importante para as suas equipas, conseguindo ter uma média de 3,3 cruzamentos por jogo. Envolve-se bem no processo ofensivo, procurando jogar um futebol apoiado.É um jogador assertivo nas suas ações, ao ter uma percentagem de asserto fixada nos 69%. De destacar também a sua capacidade no jogo aéreo, sendo um elemento perigoso nos esquemas táticos ofensivos.
Se observarmos o seu heatmap, percebemos claramente a sua capacidade de percorrer metros e de ser importante quer no momento ofensivo, quer no momento defensivo.
Momento Defensivo
No capítulo defensivo, o Zaidu é um jogador agressivo e rápido na pressão ao portador da bola. Faz do seu perfil físico uma arma no seu jogo defensivo, conseguindo ser forte nos duelos físicos. O Zaidu ganha 62% dos duelos defensivos e 58% dos duelos aéreos.
A sua recuperação defensivo é bastante intensa, conseguindo uma média de 6 recuperações de bola p/jogo e uma percentagem de asserto nos desarmes de 62%.
E agora, Zaidu?
O futuro de Zaidu ainda é incerto, mas no meio da incerteza existe uma certeza: Zaidu não continua no Santa Clara. Seja para o FC Porto, para o Olympiakos ou para qualquer outro interessado, Zaidu Sanusi vai dar um salto de patamar competitivo.
Aos 23 anos apresenta uma qualidade de jogo e uma margem de progressão bastante interessante. Nos próximos anos, a possibilidade de vir a ser titular da seleção da Nigéria é, cada vez mais, uma possibilidade.
“FC Porto? Quem não gostava?” – Zaidu Sanusi, in O Jogo
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
