Menu Close

[:pt]Melhor XI Euro Sub-17 2018[:]

[:pt]

De 4 a 20 de Maio realizou-se, em Inglaterra, a 17ª edição do Campeonato Europeu de Sub17. As 16 equipas apuradas (incluindo Portugal) disputaram a fase de grupos na primeira semana do torneio e de onde saíram as 8 seleções que seguiriam para a fase do ‘mata-mata’: Itália, Suécia, Bélgica, Espanha, Noruega, Inglaterra, Holanda e República da Irlanda. Após três jogos definidos no desempate por grandes penalidades, a Holanda arrecadou o seu terceiro título de campeões europeus desta categoria.

A ProScout, como de costume, acompanhou a competição e traz os jogadores que mais se destacaram na presente edição.

 

Guarda-Redes – Joey Koorevaar – Holanda – 17 anos – Feyenoord Roterdam

Koorevaar foi uma das maiores figuras desta edição, especialmente tendo em conta que as três eliminatórias da Holanda foram decididas nos penalties. O jovem guardião holandês, que tem vindo a fazer todo o seu percurso formativo nos quadros do Feyenoord, destacou-se pelo seu perfil atlético, nomeadamente pela sua agilidade, força, rápidas reações e pela sua apetência em poder jogar com ambos os pés. Mostrou um bom entendimento sobre o posicionamento que deve tomar em cada lance e que é capaz na técnica com as mãos. Teve, no entanto, alguns problemas em lances que envolvem saídas a cruzamentos. Revelou ser um guarda-redes com qualidade no jogo de pés e na distribuição: como a Holanda foi uma equipa que construía o seu jogo a partir da defesa, na 1º fase de construção foi muito requisitado pelos seus colegas do eixo central da defesa.

https://streamable.com/150nm

Defesa Direito – Jurrien Timber – Holanda – 16 anos – AFC Ajax 

Jurrien Timber foi o habitual titular no lado direito defesa na campanha vencedora da Holanda, tendo só falhado o jogo contra a Sérvia, na fase de grupos, onde a Holanda aproveitou para rodar alguns jogadores depois de já ter a qualificação garantida.Tem as competências técnicas necessárias para partir para cima do adversário em 1×1 e, chegando ao último terço gosta de cruzar a bola, apesar de precisar de melhor a qualidade do passe. Defensivamente é um pouco frágil no choque, devido à sua baixa estatura, facto que lhe também impõe dificuldades nos lances aéreos. Mostrou ter boa capacidade de pressão ao portador e nos 1×1 defensivos. Em organização, necessita de melhorar o posicionamento e coordenação com o resto da linha defensiva.

https://streamable.com/w5dvi

Defesa Central – Paolo Iweru – Itália – 17 anos – Juventus FC

Totalista em todos os jogos da Itália, Paolo Iweru é um defesa central canhoto e que atuou maioritariamente do lado esquerdo da defesa transalpina. Dispõe de um leque de características muito interessantes para um defesa central: é rápido e forte ao choque e nos duelos 1×1, boa capacidade nos desarmes e nos lances aéreos, apesar da sua estatura (1.80m). Do ponto de vista ofensivo, Paolo revelou ser um defesa central bastante confortável na 1ª fase de construção, quer através do passe, quer em condução, não tendo receio em partir para cima dos adversários e arriscar o drible.

https://streamable.com/ytggd

Defesa Central – Liam van Gelderen – Holanda – 17 anos – AFC Ajax

A linha defensiva holandesa foi sendo ocupada por vários nomes ao longo do torneio, mas van Gelderen foi sempre uma constante, ocupando preferencialmente a meia direita da defesa da laranja mecânica. É um defesa rápido e ágil, mas um pouco franzino para a posição: terá que ganhar alguma massa muscular para se debater contra adversários de outra capacidade física. Apesar desse handicap é determinado e não vira a cara às disputas mais físicas. Mostrou capacidades na construção ofensiva, especialmente ao nível do passe curto. É um defesa com boa capacidade de pressão ao portador, de desarme e de antecipação. Nas bolas paradas, representa uma ameaça indireta: marcou inclusivamente um golo fruto de um lance deste género.

https://streamable.com/3lxms

Defesa Esquerdo – Bukayo Saka – Inglaterra – 16 anos – Arsenal FC

Durante o Europeu foi uma autêntica locomotiva na asa esquerda inglesa. Bukayo Saka é um lateral esquerdo de enorme pendor ofensivo, e possui tanta capacidade nesse campo que foi utilizado várias vezes, como opção de recurso, a extremo direito, para tirar proveito das suas características. Saka do ponto de vista físico é um jogador com recursos extraordinários, nomeadamente na enorme capacidade de aceleração, velocidade de ponta e agilidade e boa resistência para fazer os constantes vaivéns que a posição onde joga exige. É um lateral que gosta imenso de progredir com a bola e que não precisa de muito espaço para bater os seus oponentes, dada a sua explosividade. Chegando ao último terço, gosta de entrar com a bola na área em vez de partir para um cruzamento mais antecipado. Precisa de melhorar as suas valências defensivas, especialmente ao nível do posicionamento.

https://streamable.com/vrm78

Médio Defensivo – James Garner – Inglaterra – 17 anos – Manchester United

Inserido num meio campo composto por dois médios, James Garner foi o líder da equipa e era o que tinha mais responsabilidades defensivas. O médio destro mostra ter versatilidade para atuar tanto a médio centro ou a médio defensivo. Na senda dos médios defensivos modernos, Garner gosta de gerir os tempos da sua equipa logo desde posições mais recuadas no terreno e usando a sua fantástica capacidade de passe e visão de jogo, lançar os seus companheiros na profundidade, ou fazer a bola progredir através de combinações. Demonstrou muita inteligência tática, especialmente na hora de fazer coberturas. Defensivamente, é um jogador que consegue muitas interceções, fruto da capacidade em ler o jogo à sua volta, forte ao choque e com boa capacidade no desarme.

https://streamable.com/fq35x

Médio Centro – Wouter Burger – Holanda – 17 anos – Feyenoord Roterdam

Wouter mostrou ser um médio completamente todo o terreno: um box-to-box que afeta o jogo nas duas áreas do campo. É um jogador muito alto e forte nos duelos físicos: estas características conferem-lhe muita vantagem no jogo aéreo, onde também se destaca. Tem uma relação fantástica com a bola e a capacidade de ser o playmaker da equipa. Apesar de mostrar alguma falta de agilidade, as suas longas passadas e técnica com bola tornam-no num jogador muito eficaz no 1v1 ofensivo. Em construção é um jogador que baixa muito no terreno para organizar o ataque e nas zonas de criação, é confortável em espaços reduzidos devido à rapidez de pensamento e de execução. Em termos defensivos, precisa de melhorar a sua capacidade de pressão e o sentido de posicionamento.

https://streamable.com/p7ka1

Médio Centro – Nicolò Fagioli – Itália – 17 anos – Juventus FC

Médio de características ofensivas, com uma qualidade técnica em condução, drible, passe e no primeiro toque. Possui velocidade de decisão bastante elevada e capacidade para jogar em espaços com muita densidade de jogadores adversários. No momento defensivo não é tão veemente, embora seja capaz de realizar desarmes e recuperar bolas. No momento ofensivo, é um elemento importantíssimo, especialmente na fase de criação, tanto em combinações com os colegas, como na jogada individual. O seu grande cartão de visita é a sua habilidade de passe e capacidade de jogar como o ‘maestro’ da equipa. Para atingir o mais alto nível, necessita de realizar algum trabalho na capacidade de finalizar e nos remates de meia distância.

https://streamable.com/kv2t7

Extremo Esquerdo – Alessio Riccardi – Itália – 17 anos – AS Roma

O capitão da Itália é um jogador que actua preferencialmente pelo lado esquerdo apesar do seu pé mais forte ser o direito (demonstra também uma capacidade elevada em jogar com o pior pé). Tem muita versatilidade e foi possível vê-lo no torneio também como médio ofensivo ou como segundo avançado. Do ponto de vista ofensivo é um jogador com grande capacidade de drible, forte no drible, com muita capacidade de criar desequilíbrios, rápido e que ao mesmo tempo tem a capacidade de realizar várias combinações directas e indirectas pelo corredor. Partindo do corredor procura puxar para zonas interiores e a partir daí procurar o remate. Marcou 1 golo na final num lance deste tipo, comprovando a sua qualidade de execução de meia distância. Mostra muita qualidade como organizador de jogo, possuindo uma qualidade de passe e visão de jogo invejáveis, servindo sempre muito bem os seus colegas. Do ponto de vista ofensivo, é um jogador pouco pressionante, mas mostra saber posicionar-se para cortar linhas de passes aos defesas adversários.

https://streamable.com/3d5u8

Extremo Direito – Yorbe Vertessen – Bélgica – 17 anos – PSV Eindhoven

Vertessen é um avançado esquerdino que procura zonas interiores partindo inicialmente do corredor lateral, podendo também jogar como avançado centro. Ofensivamente é um jogador, muito rápido e ágil, com qualidade técnica muito elevada, que conduz e dribla com facilidade pelos defesas adversários, mas tem igualmente a capacidade para assistir os seus colegas para a finalização. Começando no corredor direito tenta ir para dentro e definir a partir daí, quer através de assistência ou através de meia distância onde também tem qualidade. Marcou quatro golos na caminhada da Bélgica, que lhe garantiram o prémio de melhor marcador do campeonato Europeu. Em organização defensiva é um jogador que se posiciona adequadamente no seu corredor, mas pouco pressionante à saída de bola adversária.

https://streamable.com/bu65l

Avançado Centro – Daishawn Redan – Holanda – 17 anos – Chelsea FC

Capitão da seleção vencedora e contribuindo com 3 golos (3ºmelhor marcador).  É um jogador muito móvel e explosivo, de elevada técnica e extremamente forte em lances de 1×1 ou até 1×2, devido à extraordinária capacidade de aceleração. É um avançado que desce no terreno para se envolver nas zonas de criação e que dessa forma combina muito bem com os seus colegas, oferecendo apoios ou lançando um dos extremos através de bolas em maior profundidade. Se lhe for conferido o espaço, é exímio em ganhar as costas da defesa contrária e rapidamente se colocar em situação de finalização contra o guarda-redes adversário. Frente à baliza, Redan mostra ser implacável, tendo na finalização um dos seus melhores atributos.

https://streamable.com/3n6ha[:]