Menu Close

Iván Fresneda – Espanha – Lateral Direito – 2004 – Real Valladolid

Iván Fresneda é natural de Madrid e dividiu o seu processo de formação entre os vários clubes da cidade que militam nos principais escalões espanhóis, nomeadamente o Real Madrid. Chegou ao Valladolid em 2020 e esta temporada, Fresneda soma já 10 jogos no campeonato, que totalizam cerca de 770 minutos, e é uma das revelações da temporada, destacando-se por algumas exibições de grande nível, por exemplo contra o Real Madrid. Por fim, Fresneda foi fortemente associado a uma transferência no mercado de inverno, que acabou por não se confirmar, e é perseguido por vários “tubarões” europeus (Manchester United, Arsenal, Juventus e Dortmund).

Fresneda é um lateral muito forte nos duelos e no 1v1, principalmente pelos excelentes atributos físicos que apresenta, e que é muito difícil de ultrapassar. Defende bem o espaço das costas, mostra um bom posicionamento defensivo, mas ainda comete alguns erros na leitura do jogo, havendo, no entanto, margem mais que suficiente para crescer neste aspeto. No momento ofensivo, Fresneda destaca-se pela enorme qualidade na condução de bola. É um lateral muito ofensivo e agressivo com bola, que procura muitos movimentos de condução por dentro e por fora. Tem uma boa relação com a bola, qualidade a executar em espaços curtos e sob pressão e destreza para sair da pressão com bola controlada (forte no drible), apesar de não ser o mais desenvolvido na execução final (ex: cruzamento). Por fim, tem potencial para ser um dos grandes laterais da sua geração é um jogador para acompanhar de perto, devendo já cumprir a segunda metade do ano em algum clube de topo do panorama europeu.

Melhores momentos últimos 5 jogos na La Liga

Warren Zaïre-Emery – França – Médio Centro – 2006 – Paris SG

Warren Zaïre-Emery chegou ao Paris SG em 2014, o que significa que está no clube desde os seus 8 anos. O jovem francês tem ainda idade para jogar futebol de formação, ainda o pode fazer por vários anos, mas é já uma das opções para o meio-campo da equipa parisiense, e foi mesmo titular na 1ª mão da eliminatória frente ao Bayern, sendo notável o nível que apresenta para um jogador nascido em 2006 e que faz dele um caso especial.

Zaïre-Emery esteve presente no Europeu sub-17 que se jogou em 2022 onde foi eleito, pela ProScout, no onze ideal da competição. No artigo que elegeu a melhor equipa (Melhor XI Euro Sub-17 2022 | ProScout), foi descrito como um médio com “grande capacidade de trabalho, destacando-se pela capacidade física no preenchimento de espaços e pela forma como desequilibra em progressão com bola. Tem uma estatura média (1.78m), mas é forte no duelo físico, tanto em ações de desarme como na proteção de bola. Apresenta bons recursos a nível técnico, quer em termos de passe, quer em condução de bola.”. Por fim, Zaïre-Emery é um fenómeno precoce e que, apesar da tenra idade e de ter à sua frente jogadores de grande calibre, tem ganho espaço na equipa principal do Paris SG e é um dos jogadores a acompanhar não só este ano, mas na próxima década.

Ações do jogo contra o Bayern para a Liga dos Campeões

Oscar Gloukh – Israel – Médio Ofensivo – 2004 – RB Salzburg

Oscar Gloukh nasceu em Israel e foi no Maccabi Tel Aviv que fez todo o processo de formação até chegar à equipa principal na temporada 21/22, na qual fez 10 jogos e marcou 3 golos. Com apenas 18 anos, o jovem médio ofensivo ganhou uma grande preponderância no clube israelita, e foi o principal destaque na primeira metade da presente temporada, somando um total de 23 jogos, 4 dos quais nas competições europeias (playoffs de acesso à UECL), nos quais marcou 6 golos e registou 8 assistência, o que lhe valeu a estreia na seleção principal de Israel e uma transferência para o RB Salzburg, a troco de 7M€.

Gloukh é um médio ofensivo, que pode também atuar da esquerda para o centro, que se destaca pela qualidade no controlo de bola, capacidade de saída da pressão e execução sob espaços curtos, ocupação do espaço e qualidade no passe. É um jogador de baixa estatura e baixo centro de gravidade, com muita facilidade nas mudanças de direção, o que, aliado ao controlo de bola curto, o tornam muito forte na saída da pressão e no drible. Mostra também qualidade e inteligência a receber e executar pelo espaço central, bom 1º toque e percepção espacial, e um bom critério no passe (boa capacidade organizativa), com destaque para aptidão no último passe, que procura com frequência. Por fim, Gloukh é seguramente o jogador israelita mais entusiasmante da atualidade, mostra um potencial elevado e tem no Salzburg o contexto perfeito para crescer, antes de dar o salto para patamares superiores.

Golos + Assistências esta temporada

Vitor Roque – Brasil – Avançado – 2005 – Athletico Paranaense

Roque é produto da formação do Cruzeiro, clube agora detido por Ronaldo Fenómeno e que subiu este ao Brasileirão, saindo para o Paranaense em 2022 por cerca de 4,7M€. O jovem avançado brasileiro ganhou imediatamente destaque na equipa treinada por Luiz Felipe Scolari, nesse ano, e somou 7 golos em 36 jogos, um dos quais decisivos na caminhada do ATP até à final da Libertadores. Roque participou também no Sudamericano Sub-20, disputado em janeiro e fevereiro deste ano, onde foi um dos destaques e melhor marcador, juntamente com Andrey Santos.

 Vitor Roque é um avançado completo, com instinto matador, mas também forte no jogo em apoio. É um jogador dotado tecnicamente, destemido e com uma grande capacidade de choque. Mostra qualidade a sair da marcação e jogar de costas para o jogo, forte nas combinações e na movimentação ofensiva, fora e dentro de área. É forte a operar em espaços reduzidos nas imediações da baliza e apresenta facilidade em encontrar ângulos de remate, demonstrando também uma boa aptidão para a finalização. Por fim, Roque foi abordado num artigo de scouting (Vítor Roque – Um fenómeno a despontar no Brasil | ProScout), onde foi analisado de forma mais detalhada, tem sido associado a gigantes europeus, nomeadamente o Barcelona, e promete ser um dos jovens destaques em 2023.

Melhores momentos nos últimos 20 jogos (Ath. Paranaense + Brasil Sub-20)

Evan Ferguson – Irlanda – Avançado – 2004 – Brighton

Ferguson nasceu na Irlanda e por lá jogou até chegar ao Brighton em 2021, tinha então 16 anos. O jovem irlandês apareceu esta temporada na equipa principal dos “Seagulls” e tem surpreendido pela sua preparação para o futebol sénior e para a Premier League, apesar de ter apenas 18 anos. Neste momento, leva 4 golos e 3 assistências pela equipa principal do Brighton em pouco mais de 500 minutos e tem ganho cada vez mais preponderância.

O jovem irlandês destaca-se por ser um avançado completo, muito forte no jogo em apoio, a segurar a bola sob a pressão dos centrais e soltar com qualidade, mas também bastante capaz em frente à baliza. Mostra-se muito preparado fisicamente, bastante robusto, forte e veloz, e um conhecimento do jogo também desenvolvido para a sua idade, que o permitem ganhar já um lugar no onze do Brighton. Por fim, apesar de levar apenas 6 jogos na Premier League, Ferguson é já uma das revelações do campeonato, mais uma do excelente projeto do Brighton, e mostra potencial para vir a ser um avançado de destaque da sua geração.

Golos + Remates + Assistências + KP esta temporada


Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts