Destaques Mercado de Inverno
Com o término do mês de Janeiro chega também ao fim mais um período de transferências em Portugal. É então o momento de fazer um balanço do Mercado de Inverno no principal campeonato do futebol português. Neste espaço vamos destacar os reforços que consideramos que têm maior capacidade para causar impacto na nossa liga, tendo em conta 2 condicionantes: não considerar jogadores contratados pelas equipas do Top4 nem jogadores que já atuaram na Liga BWIN.
Gabriel Pereira ⋅ DC ⋅ Gil Vicente FC
Proveniente da UD Vilafranquense, foi noticiado que a transferência se realizou por valores a rondar os 650 mil euros, o que representa um investimento significativo para a equipa de Barcelos. Gabriel tem 22 anos, nacionalidade brasileira e chegou a Portugal na temporada passada para atuar na equipa ribatejana vindo do Avaí FC. Joga preferencialmente como central pela esquerda, tendo como pé dominante o direito. Tem boas caraterísticas físicas para a posição, é alto (1,88m), ágil e rápido. Defensivamente, as suas melhores valências são: o controlo da profundidade e o desarme, sendo também competente nos duelos aéreos e em ações de antecipação. No momento com bola, apresenta bastante conforto a construir a partir de trás, recebe a bola de forma adequada para ficar com o campo aberto e sente-se à vontade a utilizar o seu pé menos forte – seja em ações de passe curto ou longo. Ainda comete alguns erros nas abordagens defensivas e em ações de passe, no entanto o aspeto físico aliado ao conforto com bola revelam-se bons indicadores quanto ao seu potencial. No Gil Vicente vai ter concorrência forte na luta por um lugar no 11, mas tem condições para se afirmar.
Kento Misao ⋅ MDef ⋅ CD Santa Clara
Kento Misao é um médio defensivo, 6 vezes internacional pela seleção principal japonesa e que aos 26 anos já conta com bastante experiência acumulada. Representava o Kashima Antlers, do principal escalão japonês, há 7 temporadas. Conta no currículo com uma J-League (2016) e uma Liga dos Campeões Asiática (2018). Misao atua sempre de cabeça levantada e está constantemente a rodar o pescoço de forma a posicionar-se da melhor forma e a saber o que fazer à bola antes de a receber. É forte no capítulo do passe, entregando sempre a bola em boas condições aos colegas de equipa. No capítulo defensivo, tira partido da sua inteligência e posicionamento para conseguir recuperar bolas e parar transições, e é competente nos duelos, no solo e no ar. A sua maturidade e segurança serão importantes para uma equipa bastante jovem do meio-campo para a frente e que se encontra numa posição delicada da tabela classificativa. Não terá dificuldades para se afirmar ao serviço da equipa açoriana.
Pedro Ortiz ⋅ MC ⋅ FC Vizela
Chega por empréstimo do Sevilla FC, com a quase totalidade da sua utilização a ser realizada na equipa B – o Sevilla Atlético. Esta época participou em 10 jogos pela equipa secundária do emblema espanhol, sendo capitão em grande parte desses jogos. O médio espanhol de 22 anos jogou contra o SL Benfica num amigável realizado em Dezembro, deixando ‘água na boca‘ com bons apontamentos durante os cerca de 20 minutos que esteve em campo. É o tradicional centrocampista espanhol, muito forte tecnicamente, sempre a dar linha de passe e a fazer correr a bola. Dependendo dos jogos, poderá jogar a 6, mas destaca-se na posição 8. Com bola, faz uso do seu pé esquerdo para efetuar passes com precisão e de forma rápida, imprimindo ritmo ao jogo. Sem bola, é bastante comprometido e não se esconde dos duelos, tirando partindo da sua boa complexão física – mede 1,84m e é robusto. Em Vizela, irá encontrar uma equipa com um estilo de jogo que se adequa às suas qualidades e colegas com os quais se pode associar – por exemplo, Guzzo, Samu e Kiko -, podendo ser uma agradável surpresa na segunda metade da época.
Yuki Soma ⋅ Extremo ⋅ Casa Pia AC
Mais um internacional nipónico a aterrar na Primeira Liga, num mercado cada vez mais explorada pelos clubes portugueses. Yuki Soma não só é internacional pelo Japão, como esteve inclusivamente presente no último Campeonato do Mundo. Totaliza 9 presenças na seleção principal, contabilizando 4 golos. Pertence ao Nagoya Grampus, encontrando-se emprestado aos Gansos. Com 25 anos, o japonês é claramente um jogador de corredor lateral – no clube atuava como médio-ala e na seleção como extremo. No Casa Pia deve ser utilizado numa das duas posições da frente, no apoio ao ponta de lança da equipa. Sente-se mais confortável a jogar pela esquerda, onde se torna mais imprevisível, uma vez que pode alternar ações na busca da linha de fundo e incursões para o corredor central com o intuito de visar a baliza – é destro, mas usa muitas vezes o pé menos forte em ações de cruzamento. Destaca-se pela boa capacidade técnica aliada a grande velocidade e agilidade, o que o torna numa ameaça sempre que tem espaço – seja no ataque à profundidade ou através de conduções na direção da baliza adversária. No momento sem bola, chama à atenção a sua capacidade de trabalho em prol da equipa e uma reação à perda da bola muito forte. Pode ainda representar uma mais-valia nas bolas paradas ofensivas, cantos e livres, – era um dos batedores habituais destes lances tanto no clube como na seleção. Numa equipa do Casa Pia que tira grande partido de ações de contra-ataque, Yuki Soma terá excelentes condições para conseguir fazer a diferença.
Yusuf Lawal ⋅ Extremo ⋅ FC Arouca
O extremo nigeriano assinou a custo zero pelo FC Arouca após ter rescindido contrato com Neftchi BPFK. Esteve ao serviço da equipa do Azerbaijão duas épocas e meia, durante as quais conseguiu ser campeão nacional e participar em vários jogos das competições europeias – Pré-Eliminatórias da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência. Passa agora, com 24 anos, a integrar a equipa arouquesa com o intuito de fazer esquecer André Bukia – saiu neste mercado para o Al-Batin. É destro e tem maior rendimento partindo do lado esquerdo do ataque. Junta a qualidade técnica à imprevisibilidade para conseguir criar desequilíbrios e, após esse momento, procura assistir os colegas. Não é um jogador com muito golo, mas na época passada conseguiu realizar 9 assistências. Na primeira metade da época não apresentou o mesmo rendimento das épocas anteriores, se em Arouca conseguir voltar a exibir-se ao melhor nível poderá formar uma dupla interessante com Dabbagh, que tem estado de pé bem quente.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
