A vida são dois Díaz
No verão de 2019 o FC Porto contratou um jovem colombiano ao Junior Barranquilla, que 2 anos e meio depois havia de ser vendido ao Liverpool por 45M€, chamado Luis Díaz.
Este ano, os azuis e brancos foram à mesma cidade, mas a outro clube, ao Barranquilla FC, de onde Luís saiu para o Junior, buscar Jesús Díaz, que tal como o nome nos indica, é mesmo irmão do craque do Liverpool.
Jesús tem 18 anos (2004) e depois do seu irmão Luis, no Porto, e do seu irmão Roger, na Académica de Coimbra, é o próximo membro da família Díaz a jogar em Portugal. O jovem colombiano chegou este verão por empréstimo para representar a equipa B do FC Porto e dá continuação à história da família Díaz com os Dragões.
Como joga Jesús Díaz?
Já abordamos as suas ligações familiares com Luis, que brilhou na cidade Invicta, mas vamos agora perceber o valor de Jesús dentro de campo.
Ora, Jesús, ao contrário dos seus irmãos, um que é extremo (Luís) e outro que é lateral direito (Roger), atua mais por zonas centrais, podendo-se assumir como um “10”. O jovem colombiano gosta de ter liberdade para pisar diferentes espaços do terreno, mas também jogar a partir de uma das alas.
É um jogador de baixa estatura (1,73m) mas robusto fisicamente, mais entroncado que Luis, mas também com um forte poder de explosão e resistência física. Tem um bom raio de ação e aporta intensidade para o jogo, mesmo num contexto competitivo mais baixo e numa das equipas com menos poderio do campeonato (o Barranquilla é a equipa com valor de mercado mais baixo).
Jesús apresenta uma boa relação com bola, é forte no 1v1 ofensivo e muito desequilibrador. Atuando por zonas centrais, mostra qualidade a progredir com bola controlada essencialmente, mas também a receber entre-linhas e assumir a construção do jogo, apesar de ser ainda pouco assertivo nas suas ações. Revela qualidade na execução, nomeadamente ao nível do passe e também do cruzamento, e também na visão de jogo, mas é ainda muito inconsistente tecnicamente e na decisão.
Ao nível da definição o jovem Jesús ainda tem de melhorar consideravelmente. É um jogador muito errático na hora de finalizar, e apesar de mostrar a espaços qualidade para bater o guarda-redes no 1v1, tem de refinar a sua técnica de remate e, mais uma vez, a sua tomada de decisão.
Não esquecendo o momento defensivo, Jesús é um jogador com muito comprometimento sem bola e que procura sempre ter uma reação forte à perda e acompanhar a transição defensiva. Naturalmente que por ter um papel com mais relevo ofensivo e pelo contexto onde está inserido, é um jogador pouco evoluído nas questões técnicas/táticas, nomeadamente ao nível do posicionamento e leitura do jogo, mas tem toda a capacidade para melhorar e ser um jogador com um elevado contributo neste momento do jogo a partir de posições de ataque.
Onde pode chegar Jesús?
A comparação com o irmão acaba por ser inevitável, no entanto dificilmente Jesús pode chegar ao seu patamar. Na verdade são poucos os jogadores ao nível de Luis.
No entanto, Jesús é um jovem com qualidade, tem talento, boas características físicas e demonstra um bom índice de trabalho dentro do campo, faltando-lhe sobretudo um maior e melhor entendimento do jogo e consistência na execução. Numa fase inicial poderá ter algumas dificuldades em adaptar-se ao segundo escalão do futebol português, pelo maior ritmo de jogo e pela maior qualidade dos adversários, mas mostra características que nos permitem afirmar que poderá vir a ser uma das figuras de destaque da equipa B do FC Porto durante a temporada, ficando também a curiosidade para perceber em que posição se vai fixar na equipa de António Folha.
Por fim, o potencial de um jogador é sempre muito volátil, mas Jesús deixa indicadores que poderá chegar a um nível competitivo bastante razoável e é definitivamente um dos jogadores a ter em atenção no futebol português na temporada que está prestes a começar.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.