Menu Close

Aberdeen: desafio europeu

Analise ao adversário do Sporting

  Onze provável do Aberdeen

Este deve ser o 11 inicial do Aberdeen, na quinta-feira diante do Sporting CP.

As 3 grandes dúvidas que se  colocam, são quem jogará a ala do lado direito pois nos últimos três jogos foram utilizados 3 diferentes jogadores. O mesmo aconteceu para a posição de médio centro do lado direito.

A terceira questão está na defesa, no lugar de defesa central esquerdo uma vez que Scott McKenna está em negociações com o Nothingam Forest, tendo mesmo ficado de fora na jogo contra o Motherwell, da Premier League Escocesa. Aguardemos para confirmar.

Organização Ofensiva

Momento da construção

Quando constroem curto os ‘Dons’, criam a partir do guarda-redes num 3x2x4x1 onde os 3 defesas centrais jogam a toda a largura e dois médios centro baixam para assim fazerem uma saída a 5, pois os alas sobem bastante para darem apoio aos 3 homens da frente e ao mesmo tempo darem largura à equipa.

É uma construção lenta, tanto tendo espaço para progredir ou tendo o adversário por perto, o portador da bola não tira proveito dos espaços deixados/dados pelos adversários, as linhas de passe não ajudam o portador da bola pois ficam estáticos na sombra dos marcadores diretos  inutilizando-se. 

Os defesas centrais jogam de forma regular um jogo mais direto tentando colocar a bola no ponta de lança ou num dos alas.

Momento da finalizacão

Esta equipa tem a qualidade de no ultimo 1/3 do terreno de jogo, quando a bola está no seu ala, de preencher a grande área com 4/5 jogadores dificultando assim a vida às defesas adversárias.

Organização Defensiva

Momento da pressão alta a quando da abertura do adversário

Os ‘Dons’ apresentam-se num 3x5x2 que rapidamente se modifica num 3x4x1x2 quando o médio centro sai na marcação do pivot adversário.

É uma organização defensiva um pouco frágil pois os médios algumas vezes não fazem as coberturas atempadamente e corretamente deixando alguns espaços entre a 1ª e a 2ª linha defensiva.

Um outro aspeto que mostra a debilidade desta organização defensiva é o espaço muitas vezes deixado entre o defesa central esquerdo (McKenna 5) e o defesa central (Hoban 3), visto que o experiente lateral esquerdo (Hayes 17) encarrega-se das subidas do defesa direito contrário, tendo que (McKenna) ocupar a zona do extremo direito adversário, acabando por sair da sua posição e ir até à linha lateral.

Destaques individuais

5 SCOTT MCKENNA – 23 anos – 12/11/1996, Internacional Escocês

Defesa Central (lado esquerdo)

Altura 1.89 cm, Peso 74 Kg

Está em negociações com o Nottingham Forest e já ficou de fora do último jogo para a liga escocesa, o que não será de estranhar se ficar de fora também no jogo de Lisboa.

19 LEWIS FERGUSON – 21 anos – 24/08/1999 Internacional sub 21 Escocês

Médio Centro

Altura 1.81 cm, Peso 75 Kg

40 Ross McCrorie – 22 anos – 18.03.1998 Internacional sub 21 Escocês

Médio Centro

Altura 1.91 cm, Peso 70 Kg