Menu Close

Adam Hlozek – Talento checo a caminho das grandes Ligas

Artigo em parceria com a Nossa Aposta.

O Sparta Praga é o clube mais titulado da República Checa e, apesar de o último campeonato conquistado remeter para a época 2013/2014, detém o mais talentoso e promissor checo da atualidade: Adam Hlozek.

Trata-se de um avançado de 19 anos (nascido em 2002) que conta, nesta época, com 6 golos e 9 assistências num total de 29 jogos disputados. Apesar de muito jovem, é a 4ª época em que está integrado na equipa principal do clube, tendo-se estreado com apenas 16 anos, contabilizando já 32 golos apontados.

É presença assídua na seleção A da República Checa, tendo inclusive estado presente no EURO 2020, onde disputou 4 jogos num total de 76 minutos.

Perfil de Jogador

Hlozek é um jogador versátil pela variedade de soluções que oferece à equipa do ponto de vista ofensivo. Atua preferencialmente como avançado no corredor central mas, dada a sua velocidade de deslocamento, já foi também opção para jogar nos corredores laterais, bem como na função de segundo avançado.

O pé preferencial é o direito e evidencia-se a dimensão física que tem, com 1.88m e 84kg. Tem como principal valia a frieza na finalização e um excelente sentido de baliza, contribuindo com golos para a equipa e sendo uma constante ameaça à baliza adversária.

Não apresenta ainda muitos títulos no seu currículo (apenas uma Taça da Rep. Checa), mas pela experiência que já possui de futebol sénior e ao nível de seleção principal, é um jogador em claro destaque.

Momento Defensivo

O processo defensivo não é um momento em que o avançado checo se evidencie. Não tem um perfil de jogador ágil e isso condiciona-o um pouco nos momentos de ativar a pressão sobre o adversário direto, tendo uma média de apenas 1.1 desarmes por jogo.

Ainda assim, é um jogador comprometido com a organização defensiva da equipa e revela uma boa capacidade de posicionamento em relação aos colegas e de adaptação às circunstâncias do jogo.

Momento Ofensivo

Como já referido, Adam Hlozek é um avançado que garante uma boa variedade de recursos ofensivos à equipa do Sparta Praga. Destaca-se pela capacidade de finalização, com um remate forte, e pela facilidade com que executa com o seu pé não preferencial, o esquerdo.

Tira partido da sua estampa física, sendo competente a proteger bola dos adversários e a retê-la em sua posse. É forte no jogo aéreo, sendo muito solicitado nesse sentido (5.7 duelos aéreos por jogo), e esse fator acrescenta frequentemente golos à sua conta. Apesar de ter 1.88m, apresenta uma interessante mobilidade na frente de ataque que, aliada a uma boa leitura dos espaços livres, permite-lhe ser perigoso em movimentos de ataque ao espaço nas costas da linha defensiva.

Embora não seja um jogador extremamente requintado ao nível da relação com bola, revela capacidade de desequilíbrio no 1×1 (65% de sucesso no drible), uma vez que é rápido nos deslocamentos em condução de bola e tem uma dimensão física que dificulta o desarme aos oponentes diretos.

Adam Hlozek é o principal talento checo a despontar para o futebol europeu e conta já com várias épocas com um rendimento constante. Tem um perfil interessante para várias equipas e diferentes modelos de jogo pela variabilidade de soluções que oferece à equipa.

O salto para um contexto de maior exigência poderá estar para breve, uma vez que tem sido apontado a clubes das principais ligas europeias como Dortmund, Bayern, Liverpool e West Ham.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts