Menu Close

AS Roma v Shakhtar Donetsk – Duelo Luso

Antevisão AS Roma

Organização Ofensiva

A Roma joga normalmente em 3-4-2-1. É uma equipa com um estilo de jogo posicional e que gosta de assumir o jogo.

A equipa de Paulo Fonseca apresenta como ideia de jogo a criação de linhas de passe ao portador da bola em todos os momentos, linhas essas que são compostas por inúmeras triangulações em todo o terreno, desde a construção a partir de trás pelo seu GR até à baliza adversária, forçando este a abrir espaços onde a equipa deseja atacar. A Roma joga com alas interiores, o que cria também uma grande incerteza nos adversários, obrigando-os a abrir os tão importantes espaços onde vão aparecer os laterais sempre bem abertos.

Laterais a toda a largura do campo
Construção com ajuda do seu GR

Organização Defensiva

A Roma não gosta de defender perto da sua baliza.

Gostam de utilizar um bloco médio ou alto, dependendo da estratégia para o jogo e dependendo do adversário em questão.

Bloco médio
Bloco alto sem espaço para o adversário respirar
Linha de 5 alinhada e o mesmo espaço entre os jogadores
Linha de 5 sempre bem organizada e subida

Antevisão Shakhtar

Organizacão Ofensiva

O Shakhtar tem normalmente no 4-2-3-1 a estrutura do seu momento atacante. Construção feita desde trás, bloco de jogadores bem próximos a sair a jogar, formando constantemente triângulos.

Alas mais dentro para dar Liberdade aos laterais de formar os tais triângulos nos corredores com Ismaily e Dodô. As ligações entre os corredores são feitas por vários jogadores, por forma a chegarem juntos à frente.

Quando o adversário pressiona mais alto ou quando tem as linhas muito compactas, a equipa orientada por Luís Castro não hesita em jogar longo, para tirar partido do espaço criado nas costas da defesa ou para queimar linhas de pressão mais próximas ao portador da bola.

Organizacão Defensiva

O Shakhtar por norma defende em  4-1-4-1 (fig. 1), com a nuance de por vezes fazer uma linha de 5 com a descida do ala para a linha defensiva (fig 2).

Fig.1 – Maycon é crucial a ler e ocupar o espaço entre as 2 linhas de 4
Fig 2 – Linha de 5

Alas subidos e mais dentro para tentar uma pressão mais alta, pois com este posicionamento, toda a linha média e defensiva sobe automaticamente. Jogam com a equipa compacta nos momentos ofensivos e defensivos, isto é, com distâncias curtas entre linhas para ganharem as segundas bolas.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.