SCOUTING: AZOR MATUSIWA
Matusiwa, médio defensivo ou médio centro neerlandês de 23 anos que milita no futebol francês ao serviço do histórico Stade Reims. A transferência foi consumada no verão de 2021, sendo esta então a sua 1ª época fora do seu país, onde fez formação no Ajax, passando depois pelo De Graafschap e também FC Groningen que deixou esta época a troco de cerca de 5 milhões de euros. Esta temporada já completou 18 partidas e fez 1 assistência. A nível internacional chegou à selecção sub-21 dos Países Baixos.
Momento Ofensivo
O Reims esta temporada variou muito o seu sistema de jogo, desde o 3-5-2, ao 3-4-3, passando também pelo 4-4-2 e 4-3-3, mas Matusiwa sempre como médio mais recuado ou num duplo pivot.
Com bola é um jogador confiante, irreverente demais até para um médio mais recuado. É ágil, sabe orientar o corpo para receber a bola e partir logo na corrida deixando o adversário para trás, ou então encontra esse espaço para correr através de um drible, quebrando logo a pressão adversária. A nível do passe também mostra alguma qualidade, conseguindo algumas bolas para zonas perigosas, seja através de passes mais longos ou através de combinações. Matusiwa foge muito, claro, ao padrão de um tradicional ‘6’, e como é natural é um médio muito mais completo que oferece também muito ao jogo a nível ofensivo. Naturalmente que tem ainda alguns capítulos a melhorar, não é um médio com muito golo apesar de tentar chegar mais à frente, não possui uma grande capacidade de remate, algo que lhe poderia valer ainda mais visibilidade. Também ainda comete erros em progressão, por vezes demorando a soltar a bola.
Momento Defensivo
No que diz respeito ao momento defensivo, há uma razão para Matusiwa, apesar da sua estatura física, com 1,73m, ser o médio mais recuado. Tem um pulmão incrível, grande capacidade de resposta em transições defensivas, consegue cobrir a largura do terreno com qualidade, não dando 1 segundo de descanso ao portador da bola. Tem também uma boa técnica de desarme aliada a uma grande agilidade que é bem visível nas suas ações defensivas. Dada a sua altura sente naturais dificuldades no jogo aéreo e também tem de controlar melhor na forma como por vezes parte para cima de um adversário, sendo driblado e ou deixando espaço nas costas e também por vezes o excesso de agressividade com que aborda os lances.
Conclusão
Matusiwa é um jogador muito interessante, passando fora dos radares, quase como um diamante perdido em França. Ainda é jovem e tem clara margem de progressão, mostrando cada vez mais que um dia poderá ser opção num clube de liga do top4 e poder mostrar o seu futebol nas melhores ligas do mundo. Poderá ser seguro dizer que nunca será um jogador de fazer a diferença num tubarão europeu, mas poderia entrar facilmente numa das grandes ligas, ou mesmo ser uma opção para clubes maiores em França, excluindo aqui o Paris Saint-Germain onde teria imensas dificuldades em entrar.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.