Menu Close

Bryan Gil – O talentoso menino de Cádiz

Bryan Gil Salvatierra, nascido no município de Barbate, pertencente à província de Cádiz, fez toda a sua formação no Sevilha (para onde se mudou em 2012). Já havia sido por nós referenciado aquando da conquista do Europeu sub-19 ao serviço de ‘La Rojita’, na qual era titular absoluto.  

A sua projeção mediática é agora naturalmente maior, após começar a jogar regularmente na La Liga, a principal montra da Península Ibérica e uma das mais importantes no Velho Continente. Faz todas as posições da frente de ataque, mas é a extremo esquerdo que se sente mais confortável e onde marca mais a diferença.

Momento Ofensivo

Com apenas 20 anos, beneficia da forma como procura assumir o jogo. É rápido, inteligente, forte no cruzamento e assume com facilidade o um contra um. Tem um estilo de jogo muito desconcertante e joga com a bola colada ao pé, fator extra de dificuldade para os seus adversários no que ao desarme diz respeito. O facto de ser muito dependente do seu pé esquerdo, poderia implicar que fosse demasiado previsível nas suas ações e fácil de anular.

Este aspeto é compensado pelas variações que faz ao seu jogo, ora investindo em incursões junto à linha com acelerações e mudanças de trajetória fantásticas, ora progredindo em espaços interiores. A falta de aposta no emblema sevilhano pode justificar-se pela parca experiência em contexto de alto nível e que originou o empréstimo ao Leganés na temporada passada e ao Eibar na época 2020/21.

Momento Defensivo

É um jogador muito trabalhador defensivamente e ajuda muito na transição defensiva e nas compensações ao seu lateral. É um jogador que se compromete com posições à entrada da área nas bolas paradas defensivas, uma vez que não tem estatura para os duelos aéreos.

Tem algumas debilidades a nível físico e de temporização do seu jogo, mas é algo que aos poucos está a ser colmatado, uma vez que leva já 47 jogos na primeira divisão espanhola e 4 jogos em competições europeias (Liga Europa, no caso).

À imagem da antiga glória holandesa?

“Gosto sempre de estar presente nos planos de uma das melhores equipas, mas tenho contrato até Junho de 2023 com o Sevilha”, referiu Bryan Gil ao jornal ‘A Marca’.

Associado ao Barcelona pelos media espanhóis, o jovem nascido em Barbate mantém-se sereno e fiel ao seu atual clube. A expectativa é grande em torno do extremo espanhol, mas este só sairá por uma verba avultada (tem atualmente um valor de mercado na ordem dos 20M€ segundo o site TransferMarkt), dadas as boas exibições no Eibar e a chamada à seleção principal de Espanha.

É frequentemente comparado com Johan Cruyff, quer pela maneira como conduz a bola em campo, quer pela sua aparência e feições. Escusado será dizer que muito tem este internacional espanhol para chegar ao nível desta lenda da laranja mecânica, mas potencial tem e muito para ser uma referência nos próximos anos nas equipas de topo do futebol europeu.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.