Menu Close

Danilo: pronto para o protagonismo

Danilo Pereira da Silva é um avançado brasileiro de 22 anos que tem estado em evidência na Eredivisie durante a atual época no Twente, emprestado pelo Ajax, contabilizando 15 golos e 5 assistências em 32 partidas pelo clube. Danilo é mais um exemplo de atletas que saem precocemente de seu país de origem e terminam seu processo de formação na Europa. Tendo sido contratado com 18 anos pelo Ajax e figurando nos escalões inferiores do clube e no Jong Ajax (somando ao todo 67 jogos, 41 golos e 4 assistências) até ser emprestado nesta temporada ao Twente, onde obteve sequência no conjunto titular. Antes disso, no Brasil o ponta-de-lança passou pelas categorias de base de Corinthians, Ponte Preta, Vasco e Santos. Agora, chegando ao fim da época 2020/21, o jogador é uma peça-chave na equipa de Enschede e aspira conseguir chances na seleção brasileira que disputará as Olimpíadas de Tóquio. 

Momento Defensivo 

Com boas aptidões físicas, tem uma mudança de comportamento veloz para ser ativo em todo o momento defensivo geral. É um jogador empenhado para trabalhar em organização defensiva e atrapalhar a iniciação rival, saltando em pressões agressivas sobre os centrais adversários, bloqueando passes e conduções por corredores internos e induzindo as saídas aos lados do campo de acordo com a táctica colectiva adotada pela equipa. Sendo o homem mais adiantado do XI em que atua, ao recuar denota concentração e atenção a possíveis erros dos oponentes, ao passo de já aproveitar e criar situações de golos em transição. 

Momento Ofensivo 

Com 1,76 m e 70 kg, Danilo é um avançado que se destaca principalmente pela capacidade que consegue posicionar-se afastado dos centrais rivais e com tempo/espaço para rematar a golo com qualidade. Nessas movimentações, procura as falhas individuais de orientação e cobertura dos oponentes e surge livre por vários momentos, tendo ações rápidas e finura nos gestos de domínio, controle e finalização para escapar dos embates físicos dos defensores, sempre maiores e mais fortes que o brasileiro.  

Sendo um ponta-de-lança que não chama atenção diretamente pelos seus movimentos de sustentação da posse de costas (por conta da já citada desvantagem física), notabiliza-se pelos deslocamentos onde oferece apoios em toques curtos e já avança para zonas onde possa receber em vantagem, além de conduções em terreno aberto podendo arriscar chutes de maiores distâncias. Sendo utilizado pelo Twente em contextos de estar a conferir profundidade constante, ainda aparenta ter certa margem de evolução no timing de desmarques de rotura, estando mais ligado ao jogo associativo em alturas recuadas. 

Preparado para novos desafios 

Inegavelmente, Danilo teve uma grande temporada de estreia na elite profissional europeia e gera expectativa com relação aos seus próximos passos na carreira. Tendo contrato com o Ajax até junho de 2022, fica a dúvida se em seu retorno ao clube será aproveitado por Erik Ten Hag ou procurará outro clube em que tenha mais minutos entre os titulares. A verdade é que o jovem está pronto para assumir protagonismo em qualquer equipa que vier a atuar, garantindo qualidade nos últimos metros do campo e perigo ao guarda-redes adversário. 



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.