David Neres – Talento à procura de redenção
Tem sido noticiado na imprensa portuguesa de que o Benfica estará muito perto de fechar a contratação do extremo brasileiro – David Neres. O negócio pode-se tornar bastante favorável à SAD encarnada devido à infeliz situação que se vive na Ucrânia e pelo facto de o Shakhtar ainda ter uma divida relativamente à contratação de Pedrinho. David Neres é um jogador bastante conhecido no mundo do futebol, muito pelo papel que teve na grande campanha do Ajax em 18/19 na Champions em que chegou às meias finais. Contudo, a partir dessa época, o extremo de 25 anos baixou bastante de rendimento, o que levou à sua transferência para a Ucrânia em janeiro deste ano por “apenas” 12 milhões. David Neres é um bom reforço? O que pode acrescentar? Venham daí.
Características ofensivas
David Neres caracteriza-se por ser um extremo bastante irreverente e veloz, com uma facilidade enorme no 1vs1, um drible curto bastante atrativo e muito competente no que toca à decisão no último terço. É um jogador fantasista que tem qualidade e arrogância para levantar um estádio com jogadas individuais brilhantes, mas também com a inteligência de servir os seus colegas com qualidade. Pode jogar em ambos os corredores devido à versatilidade que apresenta no seu futebol. Tem a verticalidade para jogar do lado esquerdo e facilidade em vir de fora para dentro para jogar na direita, além de ter um primeiro toque refinado que permita com que seja muito perigoso a receber atrás da linha média adversária.
A melhorar/Contras
Apesar da indiscutível qualidade do jogador brasileiro, a sua queda no Ajax pode ser explicada por problemas de postura e comportamentais. É um jogador com um psicológico complicado e que pode traduzir-se em campo com algumas falhas de concentração, quebras súbitas de forma e alguma displicência, principalmente sem bola. Além disso, desde 2019 que têm sido noticiadas algumas peripécias envolvendo o jogador brasileiro, com destaque para ter quebrado as regras covid-19 ao ter-se envolvido numa festa com mais de 100 pessoas em maio de 2021, e mais algumas situações reveladas pela imprensa envolvendo a vida extra-futebol do jogador.
Análise Estatística
Realizando aqui uma análise mais virada para os dados, analisámos a melhor época de David Neres – 18/19 – e a última época completa pelo Ajax – 20/21 – em comparação aos restantes extremos da Liga Holandesa.
Olhando para estes radares podemos concluir o que foi dito acima complementado por dados. Primeiro, a sua qualidade no último terço refletida no número de participações em golos, principalmente através de assistências. Depois, a displicência defensiva refletida no baixo número de duelos ganhos e recuperações de bola efetuadas – algo muito importante no momento sem bola de Roger Schmidt. A sua visão de jogo reflete-se também na quantidade de passes certos, cruzamentos eficazes e passes chave nestas duas épocas em comparação aos restantes extremos do campeonato.
Conclusão
Concluindo, é inegável afirmar que David Neres acrescentará bastante qualidade ao ataque posicional encarnado. Ainda assim, é também inegável a fraca participação sem bola, as quebras psicológicas e de concentração e os problemas extra futebol. Na teoria, é um jogador que pode trazer mais problemas do que soluções, o que é um perfil a evitar pela direção encarnada, ainda para mais num ano de previsível renovação do plantel e quando maior parte das queixas da massa associativa encarnada recaem sobre a falta de postura e atitude dos atuais jogadores. Caso se confirme a contratação, o seu impacto na equipa vai ser incógnito e dependerá muito da vontade do jogador, ainda para mais depois destes meses sem competição.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.