Menu Close

Dejan Kulusevski, é um médio ofensivo sueco de 19 anos natural de Estocolmo que esta época tem sido um dos maiores destaques da Serie A italiana ao serviço do Parma por empréstimo da Atalanta. Kulusevski chegou a Itália pelas mãos da Atalanta em 2016, recrutando-o para os seus escalões de formação vindo do IF Brommapojkarna. A sua excelente forma esta temporada valeu-lhe já uma transferência acertada para a Juventus no próximo verão, ficando assim no Parma o resto da temporada onde já conta com 4 golos e 7 assistências.

Versatilidade táctica e características

Kulusevski é um jogador de enorme qualidade que neste Parma já jogou em diferentes posições em diferentes sistemas tácticos. O Parma normalmente apresenta-se num 4-3-3 com Kulusevski a jogar ou como referência ofensiva, mais numa função de falso 9, ou então jogando pela direita do ataque. Outras variantes apresentadas por este Parma foram o 4-4-2 em losango ou o 3-4-3 onde o jovem sueco actuou mais numa posição central de apoio a um ou dois avançados.  Uma das grandes armas desta equipa são as combinações de Kulusevski com Gervinho, com o sueco a procurar muitas vezes o costa-marfinense nas costas dos adversários com os seus passes sempre muito precisos, tendo 80% de acerto nesta acção e 1.73 passes chave por jogo. Outro movimento típico de Kulusevski é jogando vindo da direita puxando bem o jogo para o interior utilizando o seu excelente pé esquerdo para o remate, onde revela uma boa capacidade de remate seja em força ou colocado, para o passe a desmarcar um colega no interior ou até para fazer cruzamentos muito perigosos na direcção da baliza.

É também um jogador capaz nos duelos individuais, aliando uma capacidade técnica ao seu bom físico, tendo 1,86m e 80kg, aguentando bem as cargas dos adversários protegendo bem a bola com a sua qualidade técnica.

A sua velocidade e tomada de decisão também o tornam uma arma muito forte nas transições ofensivas, muitas vezes com os colegas da sua equipa procurando-o para dirigir a bola para a frente. 

A nível defensivo a sua estampa física ajuda a ganhar duelos pela bola bem como aliando à sua velocidade procurar também ajudar na transição. É um jogador comprometido em todos os momentos do jogo.

Conclusão

Dejan Kulusevski é um dos mais promissores jogadores actualmente, pelo menos na Serie A e com boa razão pelo que tem vindo a mostrar esta época com apenas 19 anos de idade. Mas o futuro jogador da Juventus tem alguns aspectos a limar ainda, como o seu remate, não por não ter uma boa capacidade neste aspecto, bem pelo contrário, mas porque pode arriscar mais aqui devido a essa mesma qualidade que possui, algo que poderá fazer disparar os seus números no registo pessoal tornando-o uma grande ameaça na frente de ataque de qualquer equipa onde jogue.