Menu Close

Djed Spence – Nottingham Forest

Djed Spence, lateral de 21 anos de idade actualmente ao serviço do Nottingham Forest por empréstimo do Middlesbrough. Nascido em Londres com raízes jamaicanas, este jovem atleta tem vivido esta época até agora a sua melhor, está a despontar no futebol inglês de forma meteórica, deslumbrando em todos os relvados que tem pisado. Com 37 partidas já disputadas esta temporada, Spence já leva 3 golos e 5 assistências. Spence foi também chamado este mês à selecção de sub21 da Inglaterra e espera-se que possa começar também já as suas primeiras experiências internacionais.

Desde que o Galês Steve Cooper pegou nos comandos do Forest, a equipa tem partida para uma soberba temporada, onde saiu dos fundos do Championship para disputar agora realisticamente o acesso ao play-off da promoção à Premier League. Cooper tem variado um pouco o sistema de jogo, entre um 4-2-3-1 e o 3-5-2 e com esta mudança para o sistema de 3 centrais, Spence ganhou também outro protagonismo na equipa. Um lateral de clara preponderância ofensiva que tem mostrado com esta maior liberdade ser um dos jogadores mais interessantes da liga e claro dono da lateral direita do Forest.

Momento Ofensivo

Como referido, Spence é um lateral/ala que se mostra mais no momento ofensivo, é muito rápido e ágil apesar da sua fisionomia impressionante, com 1,84m de altura e muita força que demonstra em todos os momentos do jogo. É um jogador também com uma boa capacidade no drible, ganhando 54% dos mesmos. É particularmente perigoso em transições, dando uso da sua grande velocidade e drible para quebrar a pressão adversária, procura todo o espaço que lhe for dado, seja mais aberto ou fazendo incursões até ao corredor central. É muito difícil tirar a bola a Spence mesmo em espaços curtos dado o seu físico, agilidade e pela forma como reage rápido a qualquer situação. É também dotado de uma boa capacidade de cruzamento e remate.

Momento Defensivo

Spence sendo um defesa é sobretudo mais importante que seja competente nos momentos defensivos e é. Apesar da sua projeção ofensiva, a sua grande velocidade ajuda a que consiga recuperar a sua posição defensiva mesmo nas transições defensivas. É muito forte fisicamente e uma dor de cabeça ao cair em cima do portador da bola, ganhando 63% dos desarmes. Tem algumas lacunas no seu jogo, o que também normal dada a sua tenra idade e características do seu jogo, principalmente sentindo mais dificuldades a jogar numa linha de 4 defesas e pode expor em demasia a defesa ao estar muito projetado a maioria das vezes. Outra lacuna no seu jogo é o controlo no jogo aéreo, apesar de ser um lateral com alguma altura, apenas ganha 45% dos duelos pelo ar.

Conclusão

Estamos perante um bom produto do futebol inglês em ascensão. O lateral que está agora emprestado pelo Middlesbrough ao Nottingham Forest tem despertado o interesse de grandes clubes ingleses como o Tottenham e Arsenal e mesmo no estrangeiro foi associado ao Bayern de Munique, claramente mostrando já a fasquia a que se aponta este jovem lateral, onde o seu futuro neste momento se afasta cada vez mais do Championship independentemente daquilo que aconteça ao Forest ou ao ‘Boro. Com tempo e se corrigir algumas das suas lacunas, podemos estar perante um lateral de eleição, tendo as condições físicas e técnicas bem adequadas ao que o jogo pede nos tempos correntes.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts