Menu Close

Dominic Calvert-Lewin – The Artillery Man

Contexto

O avançado inglês de 23 anos, natural de Sheffield, vive uma fase brilhante da sua carreira, depois de ter tido a sua breakthrough season na época transata, apontando 13 golos em 36 jogos, parece ter ganho outra dinâmica neste novo modelo de jogo de Carlo Ancelotti. O artilheiro dos Toffees é hoje em dia um dos avançados mais completos da Premier League, dotado de uma vasta gama de recursos e caraterísticas que o tornam uma ameaça geral para todos os defesas.

Momento Ofensivo

Neste 4x3x3 de Carlo Ancelotti, Calvert tem um papel preponderante na manobra ofensiva dos Blues, apesar de ter uma posição mais fixa no centro do ataque onde tem de descer e servir de apoio frontal para os colegas e por vezes fixar os defesas para libertar Richarlison para outras áreas do campo, assim que o jogo peça, também consegue ser um avançado móvel onde procura movimentos de rotura nas costas dos defesas. O inglês impressiona também pelas suas mudanças repentinas de direção, de fora para dentro e de dentro para fora, para encontrar espaço quer em zonas mais interiores quer nos corredores laterais. Derivado à sua estatura física, 1,87 cm, é muito forte nos duelos aéreos, tanto que funciona muito como um Target Man para Jordan Pickford quando opta por uma saída direta para o contra-ataque. Dentro da grande área costuma ser letal. É um jogador de último toque e também se carateriza por ser um jogador muito capacitado nas bolas paradas, movimentando-se bem na procura do espaço para cabecear.

Momento Defensivo

Graças à sua passada larga e à sua velocidade, transporta uma grande quantidade de energia no último terço, pressionando de forma eficaz o portador da bola obrigando por vezes os defesas a cometerem erros. É um jogador que reage rápido à perda da bola e mete intensidade no processo de recuperação da mesma. Na organização defensiva fecha o corredor central e posiciona-se de forma correta para eliminar linhas de passe. Já nas bolas paradas defensivas é um dos homens solicitados pelo treinador para ocupar a zona da grande área, isto porque faz do timing de salto e antecipação dois dos seus aliados.

Goleador

A ascensão de Dominic Calvert-Lewin sob a orientação de Carlo Ancelotti, tem sido magistral. O jogador passou de um avançado que tinha alguns problemas na finalização para um dos atiradores mais mortíferos da Premier League. No recomeço da nova época já faturou por 8 ocasiões em apenas 5 jogos e claramente entrou na disputa por uma vaga na seleção principal.