FC Porto x Sporting: Dragão pressiona ida ao Jamor
O FC Porto recebeu e bateu o Sporting por 1-0, carimbando a passagem à final da Taça de Portugal. Depois da vitória por 2-1 em Alvalade, os dragões voltaram a levar de vencida o campeão nacional, e preparam-se para poder conquistar a ‘dobradinha’, algo conseguido na época 19/20, já com Sérgio Conceição no comando técnico.
Sérgio espelhou o 3x4x3 do Sporting a defender, com Fábio Vieira a juntar-se aos avançados, e Marko Grujic a juntar-se aos defesas, formando uma linha de cinco homens. De início, os centrais do Sporting não foram pressionados e revelaram muitas limitações na construção, sobretudo pela incapacidade de anularem a posição expectante do trio de ataque portista, mais preocupado em defender espaço, do que recuperar a bola imediatamente.
Nesta toada de luta centímetro a centímetro, os minutos foram passando até que chegou o intervalo sem que nenhuma equipa causasse real perigo. Tinham de mudar as coisas na segunda parte, no panorama verde e branco, pois a equipa precisava de marcar dois golos para poder lutar pela eliminatória.
Curiosamente, quando se esperava um bloco mais baixo do FC Porto na segunda metade – tática que ainda nesta semana causou dissabores ao Sporting- Sérgio Conceição surpreendeu com a postura pressionante sobre os defesas e médios adversários, impedindo-os de receber em condições confortáveis, e conseguindo muitas recuperações no meio-campo ofensivo, causando alguma dúvida ao Sporting, que se foi apagando com o desenrolar dos minutos. E foi assim que o FC Porto o fez:
Na mesma semana, o Sporting foi vergado com duas estratégias diferentes, sem que em nenhuma das ocasiões se possa queixar da falta de sorte. O planeamento estratégico dos adversários está cada vez mais limado, e começa a ser real a possibilidade de anular a máquina de Amorim, tanto em bloco baixo- como fez o Benfica- ou com uma postura mais ativa, com os jogadores altos a quererem forçar erros na primeira fase de construção- como se viu no Dragão.
O FC Porto continua a sua época quase perfeita em solo nacional, ficando perto de poder conquistar o Campeonato e a Taça na mesma temporada pela nona vez na história do clube.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.