Fran Navarro : O novo Galo de Barcelos
Fran Navarro é um avançado espanhol que chegou ao futebol português vindo do Valência B, sem nunca ter tido a oportunidade de jogar na primeira equipa. Aos 23 anos e depois de na temporada 2019/20 ter sido emprestado aos belgas do Lokeren, onde realizou 14 jogos marcando por 2 ocasiões, transferiu-se em definitivo este ano para o Gil Vicente e após 16 jogos já faturou por 9 ocasiões, sendo atualmente o terceiro melhor marcador do Campeonato Português.
Quando no inicio da época o jovem espanhol chegou a Barcelos, os adeptos imediatamente pensaram num outro avançado vindo de terras de nuestros hermanos e que na temporada passada fez furor com as cores do Tondela. Mas se compararmos os primeiros 16 jogos de Gonzalez, o atual jogador do Braga tinha marcado 6 vezes, enquanto Navarro tem 9 golos.
Momento ofensivo
Fran Navarro tem neste Gil algo que Mario Gonzalez não tinha no Tondela, que é uma equipa muito completa atrás de si, desde Samuel Lino (jogador já analisado por nós) a todo o meio-campo, com Fujimoto como elemento fundamental. Este Gil Vicente é uma equipa que ajuda Navarro a mostrar toda a sua qualidade.
O jovem avançado tem como principais características o seu entendimento do jogo e a sua capacidade de desmarcaçāo: consegue entender de maneira excepcional o momento em que tem de fazer o seu movimento, explora espaço no ângulo morto do central para depois aparecer à sua frente no momento de atacar a bola. Assim se explicam os 8 golos apontados ao primeiro toque.
Outra das suas características que revelam qualidades acima da média é a sua capacidade de finalizaçāo, Fran Navarro têm por média 1.4 remates há baliza por jogo, conseguindo uma finalizaçāo com sucesso em metade dessas açōes 0.7 por jogo.
Momento defensivo
Defensivamente também acaba por ser importante na equipa. Não por ser ele a fazer grande numero de recuperações (não é esse o seu papel), mas por entender o que Ricardo Soares quer para o jogo. Se é para deixar os centrais jogarem e em vez marcar o trinco adversário ou se é para forçar a equipa adversária a sair a jogar por um dos lados onde depois a equipa de Barcelos pode recuperar a bola.
Notas finais
A grande questão é se quando subir para uma equipa de outro patamar revelará as mesmas dificuldades que Mario Gonzalez tem mostrado em Braga. Mas pelas suas características, especialmente a facilidade que têm de marcar ao primeiro toque, poderá-se adaptar bem a uma equipa que tenha mais bola e que lhe permita passar mais tempo perto da baliza adversária.
Olhando para Portugal poderá dar um passo para um patamar cima, como por exemplo Vitória SC e se mantiver este nível, até mesmo o campeão Sporting, que continua a busca por uma alternativa a Paulinho, poderia beneficiar de um avançado com estas características. Com contrato com a equipa de Barcelos até 2024, podemos estar na presença do melhor negocio feito na história do Gil Vicente.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.