Brereton Díaz – A surpresa goleadora do Championship
Ben Brereton Díaz é um avançado chileno de 22 anos do Blackburn Rovers. Tem vindo a ser uma das revelações do Championship na presente época, onde conta com 17 golos em 23 jogos. Nascido em Inglaterra, com passagem internacional pelo país nas camadas jovens, inclusive com um título europeu de Sub19, acabou por se tornar internacional pelo Chile em junho do presente ano. Até ao momento conta com nove jogos disputados e três golos pela seleção do seu país.
Fez a sua formação em Inglaterra entre Manchester United, Stoke e por fim Nottingham Forest, onde se acabou por estrear como sénior no segundo escalão inglês. Depois de 57 jogos e 9 golos marcados, transferiu-se em 2018/19 para o Blackburn Rovers por 8 Milhões de Euros, após 6 meses cedido por empréstimo. Na época passada acabou por fazer a sua melhor marca com 43 jogos, 7 golos e 4 assistências.
Esta época deu o salto quantitativo quanto aos golos e procuramos perceber qualitativamente porque é que neste momento é uma das sensações do Championship, estando ligado a transferências no mercado de janeiro para clubes da Premier League.
Aspetos Positivos
O avançado destro possui uma boa capacidade com o pé não dominante, seja na receção de bola ou finalização. A sua qualidade de movimentação em apoio frontal, sendo capaz de rodar com grande facilidade com apenas um toque, pela técnica e visão periférica, origina espaço-tempo a fim de preparar o remate. É muito forte no drible e nas mudanças de velocidade, bem como nos movimentos em rotura no ataque à profundidade. A sua técnica de finalização é de destacar, bem como a compostura à frente na baliza, colocando a bola da melhor forma possível.
Aspetos de melhoria
Possui pouca qualidade de passe e de cruzamento, aspeto que é muitas vezes recrutado sobretudo quando desce em apoio frontal. Mesmo conseguindo eliminar adversários entre linhas pelas suas receções orientadas para a baliza, perde imensas vezes vantagem pela sua fraca tomada de decisão e definição com bola. Tem algumas dificuldades em combinar e associar-se com os colegas, levando-lhe a procurar desequilibrar individualmente, mesmo sem espaço, originando imensas perdas de bola. Com bola, apresenta dificuldades em identificar vantagens e superioridades na associação com os colegas.
Conclusão
Brereton Díaz é um avançado com um potencial interessante, sobretudo pela facilidade que demonstra em fazer golos, os seus movimentos em apoio frontal ou rotura. Porém, e o meio competitivo de dificuldade poderá conceder-lhe isso mesmo, terá que melhorar imenso ao nível da sua definição no último terço e na associação com os colegas de equipa, se quiser dar o salto qualitativo ao seu jogo. No entanto, já demonstrou que poderá ser capaz de estar num nível superior ao Championship. O interesse de clubes da Premier League aumenta a cada jogo e a cada golo do chileno, com a imprensa a dar como hipótese a sua transferência neste mercado de janeiro.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.