Francisco Ortega – Lateral argentino equacionado para substituir Grimaldo
Nos últimos dias foi noticiada que Álex Grimaldo está de saída do SL Benfica. O lateral espanhol chegou a Portugal em janeiro de 2016 do Barcelona, a troco de apenas 2,10M€ e foi uma figura importante no lado esquerdo das Águias durante quase toda a sua estadia em Lisboa.
Álex Grimaldo acaba contrato em junho de 2023, faltando ainda uma temporada para tal, mas a sua saída tem sido bastante noticiada e em sentido inverso fala-se da chegada de Francisco Ortega, lateral do Vélez Sarsfield, para eventualmente substituir o lateral Espanhol.
Vamos então conhecer Ortega, o lateral argentino que poderá vir a ser um dos reforços de Roger Schmidt para a temporada 2022/2023.
Perfil
Francisco Ortega nasceu em 1999 em Santa Fé, uma cidade argentina muito perto da fronteira com o Brasil, e, segundo os dados aos quais temos acesso, fez uma boa parte da sua formação no Vélez Sarsfield.
Foi no clube que também deu a conhecer ao mundo do futebol Nicolás Otamendi, que se transferiu daí para o Porto, que Ortega se estreou no futebol profissional, tinha então 18 anos, e desde então tem sido um dos destaques da equipa.
Ortega tem agora 23 anos e soma 97 jogos pela equipa A do Vélez, 19 deles em competições continentais (Libertadores e Sulamericana). Antes de avançar para a análise dos dois principais momentos do jogo, fica aqui a nota sobre o seu perfil físico e psicológico.
- Físico: Ortega mede 1,77m, tem uma boa velocidade de ponta, uma grande disponibilidade física e resistência. No entanto, é apenas decente ao nível da agilidade e aceleração, tem um baixo alcance aéreo e tem algumas dificuldades nos duelos físicos se exposto a um adversário com um perfil mais físico, algo que consegue esconder com a sua agressividade. Prevê-se que possa vir a ter algumas dificuldades no contexto europeu.
- Psicológico: Ortega revela uma excelente atitude competitiva e bravura, que o ajudam bastante nos duelos físicos, e revela uma boa tomada de decisão, compostura e concentração. No entanto, tem uma visão de jogo limitada, e que reduzem em muito a sua influência no momento ofensivo.
Por fim, de realçar que Ortega está avaliado neste momento em 4,2M€ (Transfermarkt) e tem contrato até dezembro de 2024.
Momento Defensivo
Ortega apresenta-se como um lateral muito agressivo a defender, procurando antecipar-se sempre aos adversários. É um jogador que acumula um elevado número de ações defensivas por jogo, mas também apresenta uma eficácia reduzida, devendo, portanto, melhorar ao nível da antecipação, leitura do jogo e desarme.
Ortega orienta bem os apoios em situações de 1v1 e de tirar espaço nas costas. É competente nos duelos, procura ser agressivo e usar o corpo para chatear o adversário, e nunca desiste do lance. No entanto, tem algumas dificuldades ao nível da marcação, especialmente dentro da área, tem algumas dificuldades no jogo aéreo e nos cruzamentos, e deve melhorar no posicionamento defensivo.
Momento Ofensivo
Ortega é um lateral intenso e vertical no momento com bola. Procura executar sempre a grande velocidade, e fá-lo com uma boa consistência técnica. É muito seguro com bola, e raramente compromete, pode adotar posições exteriores e interiores na fase de construção, mas é apenas mediano ao nível da execução – passe, drible e cruzamento.
Assim, Ortega é um lateral que impõe um ritmo alto ao jogo sempre que tem a bola, mas não é um lateral criativo, capaz eliminar adversários no 1v1, de encontrar soluções entre-linhas através do passe ou de colocar o avançado em situação de golo através do cruzamento. É competente, seguro mas não se destaca ao nível da execução, e tem uma contribuição apenas mediana no momento ofensivo.
Análise Estatística
Recorrendo à estatística podemos obter dados sobre o desempenho de Francisco Ortega comparativamente aos restantes jogadores do seu campeonato.
Assim, filtramos os dados aos quais e obtivemos o seguinte radar, que compara Ortega aos laterais esquerdos da Superliga Argentina na temporada 2021, uma vez que a atual ainda leva relativamente poucos jogos.
Começando pelo momento defensivo podemos retirar algumas notas deste radar:
- Ortega encontra-se num percentil muito alto em 3 parâmetros que correspondem ao volume de ações defensivas – duelos, duelos aéreos e desarmes.
- No entanto, ao nível da eficácia nestes 3 parâmetros, Ortega mostra números menos positivos, encontrando-se perto do fundo nestas categorias.
- Por fim, revela um número razoável de recuperações de bola, que o colocam na metade superior da tabela.
Resumindo, Ortega assume-se como um lateral agressivo, que acumula um elevado número de ações defensivas, mas tem pouco sucesso nas mesmas, o que confirma o que podemos ver em vídeo, e que é um fator que deve ser tido em consideração uma vez que no caso de vir para Portugal vai ser exposto a adversários com mais qualidade.
Assim, podemos avançar agora para o momento ofensivo:
- Ortega revela-se bem posicionado no acerto de passe e também na categoria dos cruzamentos.
- É um dos laterais esquerdos que mais assiste no seu campeonato, encontrando-se no percentil 85, mas, no entanto, está no fundo da tabela nos “Passes Chave”, o que pode-nos indicar uma possível overperformance dos seus colegas, e podemos confirmar aqui a falta de criatividade e recursos técnicos como apontamos na análise do momento ofensivo.
- É um dos laterais com maior número de dribles e também de golos marcados, apesar de estar no fundo ao nível dos remates.
Assim, podemos concluir que o argentino é um lateral com um bom output ofensivo, encontrando-se bem posicionado na categoria dos cruzamentos, assistências, dribles e golos. Assim, com base neste radar podemos afirmar que Ortega é, estatisticamente, um dos melhores laterais esquerdos do campeonato argentino no momento ofensivo.
Por fim, podemos também utilizar os dados para comparar Ortega a Grimaldo. O seguinte radar utiliza os dados dos dois jogadores por 90 minutos, e os valores mínimos e máximos foram definidos com base no campeonato português.
Assim, fazendo uma interpretação deste radar chegamos às seguintes conclusões:
- Confirma-se o elevado número de ações defensivas de Ortega, consideravelmente superior a Grimaldo.
- Em termos de eficácia, Grimaldo está relativamente bem posicionado, e bem acima de Ortega. É um fator a ter em atenção, uma vez que um dos problemas de Grimaldo sempre foi este capítulo e o lateral argentino não representa uma melhoria, até pelo contrário.
- No momento ofensivo, apesar de Ortega apresentar bons números, como concluímos no radar individual do jogador, Grimaldo revela um maior volume em quase todos os parâmetros que o lateral argentino, especialmente ao nível dos “Passes Chave”, como seria de esperar.
Por fim, a ideia que podemos retirar destes dois radares é que Ortega é um lateral que acumula muitas ações defensivas, mas com baixa eficácia nas mesmas. No momento ofensivo é um dos melhores laterais do seu campeonato.
No entanto, Grimaldo é mais eficaz a defender, o que já é um dos problemas apontados ao lateral espanhol, e muito melhor no momento ofensivo, sendo que esta eventual troca de jogadores na ala esquerda do Benfica constitui um claro downgrade.
Conclusão
A eventual saída de Grimaldo deixa em aberto uma vaga para a ala esquerda da equipa de Roger Schmidt, uma posição que estava preenchida há vários anos e que iria precisar agora de um reforço importante.
O Benfica tem alguns problemas na lateral direita, que tem tentado resolver há alguns anos, mas continua sem nenhum dono incontestável, e agora é importante que o mesmo não aconteça na lateral esquerda.
Francisco Ortega apresenta-se como um dos melhores laterais esquerdos do campeonato argentino e destaca-se pela intensidade que coloca no jogo. É um lateral agressivo a defender, acumulando um elevado número de ações defensivas, mas com baixa eficácia. No momento ofensivo é um lateral seguro, procura impor ritmo no jogo, mas deixa algo a desejar ao nível da execução. Ortega tem apenas 23 anos e ainda pode crescer e evoluir em alguns parâmetros que foram abordados como falhas, mas fica a dúvida se terá a qualidade necessária para jogar numa equipa grande e de Liga dos Campeões, como o Benfica.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.