Gamid Agalarov: Goleador Russo
Gamid Agalarov é um avançado russo de 21 anos do Futebol Clube Ufa. Esta temporada tem sido uma das maiores revelações no Campeonato Russo: até à paragem de Inverno já levava na Liga Russa 13 golos em 18 partidas, dado ainda mais impressionante se notar-mos que o Ufa só tem 17 golos marcados neste campeonato.
Nascido em Makhachkala, e tendo feito toda a formação no FK Anzhi, antigo clube multi-milionário, saiu para o Ufa na época 2019/20 por apenas 180 mil euros e hoje de acordo com o Transfermarkt, o seu passe vale 4M.
Depois de em duas temporadas ter realizado apenas dez jogos e não ter marcado qualquer golo, a temporada 2021/22 têm sido, até ao momento a temporada de afirmação do jovem Russo, tendo inclusive já ter sido chamado à selecção Sub-21 onde realizou quatro jogos e marcou quatro golos. Em Outubro passado foi convocado para a Selecção A, mas acabou por não ter tido a oportunidade de se estrear.
Momento Ofensivo
Para entendermos como joga Agalarov temos de dar o contexto da sua equipa. O Ufa ocupa atualmente o 15° lugar na tabela, numa liga de 16 equipas. O conjunto russo joga essencialmente com um bloco baixo e que tem como saídas de bola, ou um lançamento em profundidade para que Agalarov tente explorar as costas da defesa adversaria ou jogam diretamente para que o jovem avançado tente lutar com os defesas centrais adversários, para que a sua equipa possa ganhar uma eventual segunda bola.
Assim sendo, Agalarov tem como principais características a velocidade e apresenta uma grande capacidade física para ter varias situações de corpo a corpo contra defesas adversários. Tem um bom posicionamento dentro da grande area, o que o leva a ter algumas finalizações sem grande pressão dos oponentes. Tecnicamente, tem também alguns pormenores muito interessantes, boa capacidade de passe, consegue baixar no terreno e ligar jogo com os médios podendo jogar bem como apoio frontal e de costas para a baliza.
Gamid consegue também proteger muito bem a bola e sofrendo a pressão dos defesas adversários, consegue ganhar muitas faltas em zonas adiantadas do terreno. Gosta de tentar explorar os espaços entre lateral e central para começar ai as suas ações ofensivas.
Momento defensivo
Agalarov devido à postura da sua equipa (bloco baixo e expectante) acaba por defensivamente ter um papel de tentar estar perto dos seus médios e tentar impedir que o trinco adversário pegue no jogo de maneira eficaz. Ainda assim e pelas características individuais de Gamid, podemos afirmar que numa equipa que esteja disposta a pressionar mais alto pode ser uma grande mais valia pelo trabalho sem bola que faz e pela resistência que tem pois, pode aplicar pressão aos defesas adversários durante os 90 minutos.
Futuro
Acima de tudo, a grande questão que temos é se esta temporada é um oasis para a carreira de Agalarov ou se é definitivamente o começo de uma carreira bastante promissora. Importante ainda assim realçar o fato de Agalarov ter ficado no pódio de os jovens Russos mais promissores, numa lista realizada por jornalistas desportivos Russos.
Com contrato com o Ufa até Dezembro de 2022, uma saída no Verão é uma hipótese real, até ao momento os rumores mais falados são o de um interesse do Basileia, caso se verifique a saída de Arthur do clube suíço.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
