Menu Close

O Galo que encanta – Gil Vicente de Ricardo Soares

A equipa de Barcelos liderada pelo treinador Ricardo Soares é uma das grandes sensações da temporada, ocupando à 18º jornada o 5º lugar do campeonato a cinco pontos do Braga, atual quarto classificado. Lembrar que o técnico português chegou ao Gil Vicente em Novembro da época passada, tendo terminado em 11º lugar.

Uma equipa competente em todos os momentos de jogo, com ideias claras a nível ofensivo, onde procuram imenso a profundidade, através de um jogo associativo de combinações diretas e indiretas (3º homem). Um destaque claro para a forma como variam os movimentos de apoio e rotura, criando contra-movimentos, difíceis de defender, gerando arrastos e criando espaços em zonas de criação e finalização.

Laterais mais baixos em construção, que garantem equilibro após a perda, bem como os médios interiores entre a linha defensiva e média adversária, na variação de rotura e apoio, criam perigo a qualquer adversário. Coletivamente, a forma como entendem os momentos para acelerar é fruto de treino que se concretiza numa ideia conjunta. Espaço entre linhas ganho? É hora de acelerar.

Defensivamente demonstra-se competente e conhecedora dos diversos estímulos no momento sem bola. Se por um lado procuram pressionar mais alto, para recuperar e sair em contra ataque, também quando são ultrapassados na 1º linha de pressão há estímulos coletivos para baixar e juntar os setores, mesmo com uma linha defensiva o mais alta possível e competente no controlo da profundidade, dificultam o espaço para os adversários.

Não obstante ao momento de transição ofensiva, diretamente ligada à organização defensiva, mesmo em zonas mais baixas, os estímulos de apoio frontal e rotura, para receberem de frente e poderem acelerar, estão presentes, e idênticos às ideias em organização ofensiva.


Os Craques do Galo…

Porque nenhuma proposta de jogo se faz sem qualidade individual, há vários jogadores a destacar na equipa de Barcelos:

Fran Navarro com 11 golos e atual 3º melhor marcador do campeonato, alia os números à sua qualidade, seja nos movimentos em rotura, seja em apoio frontal para combinar os colegas. Artigo do ponta de lança espanhol, já identificado pela ProScout, pode ser lido aqui.
Samuel Lino é também um dos grandes destaques, a sua velocidade com bola, capacidade de drible e técnica de remate fazem dele um jogador para patamares elevados. Também já identificado pela ProScout, pode ser lido aqui.
Pedrinho que depois de uma experiência no estrangeiro, após vários anos a demonstrar qualidade imensa no Paços de Ferreira, regressou a Portugal para brilhar em Barcelos. Técnica, combativo, e sobretudo entendedor do jogo, é um dos maestros da equipa de Ricardo Soares. Em 2017, a ProScout também já o identificara como um dos bons jogadores do nosso campeonato. Pode ser lido aqui.


É nesta simbiose e controlo dos momentos de jogo que se vai destacando jogo após jogo a equipa de Ricardo Soares, numa competência que se tem traduzido em resultados e na atual classificação. Uma proposta de jogo deliciosa para o adepto, controladora dos jogos e equilibrada em todos os momentos de jogo, que se traduz em resultados e realça o trabalho da equipa técnica, valorizando também os jogadores e o clube. Ricardo Soares é neste momento um dos grandes destaques do campeonato, e ganha pontos para saltar para um patamar de rendimento superior.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts