Gift Orban: seta apontada à baliza
Gift Emmanuel Orban nasceu em Lagos, na Nigéria, a 17 de julho de 2002. Aos 20 anos, o avançado africano tem sido figura de proa ao serviço da equipa belga do Gent e os holofotes estão naturalmente voltados para si.
Depois de ter impressionado ao serviço dos noruegueses do Stabaek com 19 golos e sete assistências em 24 partidas, Orban mudou de ares. A estadia na Noruega era temporária, já que estava apenas emprestado pelos nigerianos do Bison FC, mas o Stabaek ainda conseguiu negociar a contratação definitiva do jogador antes de o vender ao Gent por 3,3 milhões de euros no mercado de inverno.
Os belgas não são um clube que gaste propriamente muito dinheiro, pelo que os valores envolvidos já seriam consideráveis para a realidade do clube e Orban teria de corresponder. Até ver, a sua contribuição para o sucesso do Gent dificilmente podia ser melhor. Em 11 jogos realizados, Gift Orban só não marcou ou assistiu em três deles. Nos outros oito rubricou 14 golos e duas assistências, com destaque para um póquer frente ao Zulte Waregem e um hat-trick frente ao Basaksehir separados por apenas três dias.
Momento Defensivo
Não oferece muita coisa em termos defensivos à equipa. Procura sempre manter um bom posicionamento, mas também já a pensar no momento de recuperação de bola para estar preparado para a transição, sempre em zona central. Tem alguma capacidade de pressão.
Momento Ofensivo
Não é um ‘9’ clássico, um jogador de área. Apresenta muita mobilidade e gosta de variar os seus movimentos, ora aparecendo a atacar a profundidade e a pedir a bola no espaço, ora a baixar no terreno para oferecer apoios frontais e ser solução para combinações curtas ou, se possível, rodar e assumir a condução de bola do meio-campo para a frente. Apresenta algumas dificuldades em executar rápido e com qualidade sob pressão na hora da construção em alguns momentos do jogo.
Dentro de área é absolutamente letal e o que faz de si uma ameaça constante é a facilidade que tem em executar com ambos os pés. Em qualquer zona da área, os olhos estão sempre postos na baliza adversária e remata de qualquer lado. Por vezes devia ser menos egoísta dentro da área.
O jogo aéreo é uma lacuna do seu jogo devido à baixa estatura, mas apresenta uma fisionomia considerável e que lhe permite ter alguma capacidade de aguentar o choque. É veloz.
Conclusão
Gift Orban tem todas as condições para ser o porta-estandarte da seleção nigeriana nos próximos anos. O nível que apresenta com 20 anos é muito interessante e ainda há arestas por limar, mas apresenta condições para dar um salto competitivo muito em breve e proporcionar bom encaixe financeiro ao Gent.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.