Iván Fresneda – Reforço para a ala direita do Sporting CP
Depois de ter sido a principal personagem de uma longa novela neste mercado de verão, na qual foi associado a clubes como o Arsenal, Barcelona, Juventus e entre outros, Iván Fresneda já foi oficializado pelo Sporting CP e é reforço para Rúben Amorim.
O jovem espanhol é reconhecido como um dos laterais mais promissores do futebol mundial, teve o interesse de vários tubarões europeus, dos quais o Barcelona que esteve mais próximo da sua contratação, mas acabou por não avançar, e permitiu ao Sporting fechar um negócio que parecia inalcançável.
Posto isto, vamos então passar à análise do jogador, que potencial tem, como se compara a Pedro Porro e como o que pode oferecer a Amorim.
Perfil do Jogador
Iván Fresneda, nascido em 2004 nos arredores de Madrid, fez parte do seu processo de formação no Real e passou pelo Leganés, antes de chegar ao Real Valladolid. Fez a estreia pela equipa principal ainda na temporada 21/22, mas foi na temporada 22/23 que ganhou maior preponderância, dando-se a mostrar ao mundo numa partida frente aos Merengues, na qual teve uma excelente prestação perante um dos melhores jogadores da atualidade e dos mais temíveis no 1v1: Vinícius Júnior.
Fresneda é um lateral muito forte nos duelos e no 1v1, principalmente pelos excelentes atributos físicos que apresenta, e que é muito difícil de ultrapassar. Defende bem o espaço das costas, mostra um bom posicionamento defensivo, mas ainda comete alguns erros na leitura do jogo, havendo, no entanto, margem mais que suficiente para crescer neste aspeto. No momento ofensivo, Fresneda destaca-se pela enorme qualidade na condução de bola. É um lateral muito ofensivo e agressivo com bola, que procura muitos movimentos de condução por dentro e por fora. Tem uma boa relação com a bola, qualidade a executar em espaços curtos e sob pressão e destreza para sair da pressão com bola controlada (forte no drible), apesar de não ser o mais desenvolvido na execução final (ex: cruzamento). (Texto retirado de um artigo no nosso blog em março de 2023 – https://www.proscout.pt/10-jovens-para-acompanhar-em-2023-parte-i/).
Iván Fresneda vs Pedro Porro
As comparações são óbvias dado serem os dois espanhóis e terem chegado ao Sporting vindos do mesmo clube (ainda que Porro fosse jogador do Manchester City). Porro, que saiu dos leoninos no mercado de janeiro da temporada passada, e que mantém uma relação próxima com o clube, terá tido um papel na transferência, tendo conversado com Fresneda para o convencer a mudar-se para Lisboa.
No entanto, são laterais ligeiramente diferentes. Fresneda parece ter maior capacidade defensiva, é mais forte no 1v1, e mais adequado para jogar numa linha a 4, algo onde Porro tem mais dificuldades, e que oferece a Rúben Amorim alguma versatilidade.
No momento ofensivo, o agora jogador do Spurs leva a melhor. É mais forte a ligar jogo, um ponto onde Fresneda tem que melhorar, e tem mais qualidade em zonas de decisão (último passe e cruzamento), enquanto que o reforço do Sporting destaca-se pela aptidão para a condução de bola (muita potência física).
Posto isto, não podemos esperar que Fresneda tenha um impacto imediato semelhante a Porro. Iván chega ao Sporting com uma época de futebol sénior e com 18 anos, enquanto que Porro chegou aos 21 anos, com duas épocas de futebol sénior, e saiu por 45M para o Tottenham, um valor alto para a posição e que representa bem a sua qualidade. Ainda assim, Fresneda oferece um diferente leque de opções, como será abordado de seguida, e tem um potencial muito alto, talvez até superior a Porro.
As soluções que Fresneda oferece a Rúben Amorim
Tal como abordado anteriormente, Fresneda tem um perfil que o permite atuar como ala direita no 3-4-3 utilizado pelo Sporting, como lateral numa defesa a 4, e, em último caso, como central pela direita numa linha defensiva de 3.
Como referido, é um jogador diferente de Porro no momento ofensivo, e Amorim terá que potenciar a sua aptidão para a condução de bola, podendo Fresneda oferecer muita verticalidade pelo corredor direito, e procurar desenvolver a sua capacidade a ligar jogo através do passe.
Notas Finais
A chegada de Fresneda a Portugal traz um grande entusiasmo, especialmente pela parte dos adeptos leoninos, que vêem chegar ao clube um dos laterais mais promissores do futebol mundial e que chegou a estar associado a grandes tubarões europeus, principalmente o Barcelona.
O jovem espanhol é um lateral com muita potência física, muito forte no 1v1 defensivo e muito vertical no momento ofensivo, com destaque para a condução de bola. É ainda muito novo e poderá precisar de um breve período de adaptação, mas é uma contratação de grande nível do Sporting, por valores bastante razoáveis, e tem um potencial enorme, consumando um excelente mercado de transferências do clube de Alvalade.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.
