Menu Close

Jamal Musiala

Com apenas 17 anos Jamal Musiala já é uma presença frequente nos jogos do Bayern de Munique. O internacional sub-21 inglês já realizou 516 minutos esta temporada, tendo marcado três golos em todas as competições. Atua como médio mais recuado, num duplo pivot, participando na primeira fase de construção ao recuar para ser linha de passe e progredir com bola para depois procurar o passe vertical. Na dinâmica ofensiva de Flick já em fase de criação sobe no terreno jogando perto de Muller e Lewandowski, de forma a favorecer as suas capacidades de último passe, remate e combinações no corredor central.

No momento defensivo, mostra uma elevada capacidade de leitura de jogo, conseguindo entender as intenções de passe do adversário e ocupar bem os espaços defensivos. Tem uma boa capacidade de pressão (importante no modelo de Flick), conseguindo acompanhar o adversário para intercetar a bola ou não o deixar receber à vontade e rodar facilmente.

É no momento ofensivo que mais se destaca no entanto. O seu entendimento do jogo e a perceção dos espaços livres permitem-lhe ocupar sempre bem os espaços e movimentar-se para aqueles que estão livres de forma a ser sempre linha de passe. É daqueles jogadores que joga de cabeça levantada e roda constantemente o pescoço.

Com bola gosta de receber em posições mais recuadas e, de frente para o jogo, consegue ter tempo para decidir. Procura passes verticais e ganhar metros ao progredir com bola, visto que o Bayern domina a maior parte dos adversários e ataca quase sempre face a um bloco baixo. A sua decisão é boa, no entanto, a qualidade do passe ainda está em formação, visto que muitas vezes erra na força e precisão deste gesto técnico.

Tem uma capacidade muito boa de se associar com os colegas, naquilo que são combinações a um/dois toques para atacar espaços livres. Quer seja em zonas laterais ou mais junto à área, mostra qualidade na leitura dos espaços e timing de corrida para através do passe curto aparecer em zonas favoráveis ao último passe ou finalização.

Musiala é um médio ainda em formação, sobretudo em vários gestos técnicos. Mas com 17 anos mostra um entendimento do jogo diferenciado. A forma como se dá ao jogo, como procura constantemente ser linha de passe, como tem uma facilidade enorme em fazer combinações com os colegas já demonstra uma capacidade madura de entendimento do jogo e dos seus princípios. O seu processo de integração na equipa principal está a ser o correto, ao ter minutos em praticamente todos os jogos para ganhar experiência em contextos de dificuldade elevada. Está aqui a próxima pérola da formação bávara e um nome a ter em conta para os próximos anos no futebol mundial.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.