Dono de uma qualidade técnica inegável, faz do pé esquerdo a sua principal arma. É muito assertivo no passe e tem facilidade em jogar ao primeiro toque, característica muito importante na posição onde atua. Dowell procura ter sempre a bola controlada no pé, o que o leva a vir buscar jogo entre linhas, facilitando a transição defesa-ataque da sua equipa. Demonstra toda a sua inteligência no momento do último passe, que possibilita aos companheiros ficar diversas vezes na cara do golo, fruto da sua enorme visão de jogo. Difícil de desarmar, conta com uma simplicidade assustadora na meia distância, que é, também ela, acima da média. Prova disto são os 10 golos e as cinco assistências que fez em meia época no Nottingham Forest (a segunda metade foi mais apagada), levando os adeptos a criar elevadas expectativas em relação ao jovem inglês.
O seu contrato termina apenas em 2021, pelo que seria importante jogar com regularidade, por forma a mostrar todo o seu valor e poder afirmar-se no plantel de Marco Silva. O treinador português optou por manter Dowell no seu plantel, depois de excelente pré-época, sendo que uma saída neste momento só seria possível a pedido (“transfer request” é o termo oficial) do próprio jogador. Sem dúvida alguma, um jovem talento a ter em conta no panorama europeu dos próximos anos.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.