Menu Close

Liga BWIN – Os destaques do mercado de inverno nacional

O mercado de janeiro representa uma oportunidade para os clubes se reforçarem e cobrirem algumas lacunas para o resto da temporada, ainda que por outro lado, estas mexidas impliquem que alguns clubes vejam sair as suas principais estrelas.

O mercado em Portugal foi agitado, com várias transferências de grande relevo e portanto, deixamos aqui alguns jogadores que reforçaram as equipas portuguesas, merecem especial destaque e atenção para o resto da temporada.

Kevin Mirallas – Moreirense

Kevin Mirallas é de longe o reforço mais inesperado e de maior renome desta lista. O craque belga conta com 60 internacionalizações pela sua seleção, 150 jogos na Premier League pelo Everton, clube onde teve mais sucesso e ao qual esteve ligado durante sete anos, entre 2012 e 2019. Para além disso, conta com passagens por mais clubes, entre eles Olympiacos, Lille, Saint-Éttiene, Antuérpia e Gazientep, onde conheceu Ricardo Sá Pinto, que terá tido um papel importantíssimo na vinda do jogador para Portugal.

Aos 34 anos, Mirallas já passou o seu pico há alguns anos, e ainda que o físico não acompanhe, o talento continua lá. É um negócio muito interessante para o Moreirense, que recebe um jogador de renome, que oferece uma qualidade distinta aos restantes jogadores e capaz de decidir jogos em momentos mais apertados.

Estreia de Kevin Mirallas pelo Moreirense

Nico Gaitán – Paços de Ferreira

Gaitán é um velho conhecido do nosso futebol e vai agora para a terceira passagem por Portugal. Foi no Benfica que teve maior sucesso, onde jogou 6 anos, sendo sempre peça fundamental dos vários títulos que conquistou com a “Águia” ao peito. Em 2020 voltou para representar o Braga, fez uma temporada completa, e voltou para a América do Sul, para o Peñarol. Em suma, Nico conta com 170 jogos na Primeira Liga, nos quais registou 27 golos e 62 assistências

Gaitán tem agora 33 anos e já passou o seu melhor momento há alguns anos. Ainda assim, é um jogador muito experiente e com uma classe intemporal. Tem capacidade para ser um elemento diferencial da equipa do Paços de Ferreira e encantar os adeptos portugueses por mais uns jogos.

Melhores momentos de Gaitán na última passagem por Portugal

Osama Rashid – Vizela

Este médio iraquiano passou toda a sua formação no Feyenoord, de onde saiu em 2011 para o Den Bosch. Seguiram-se mais alguns clubes em solo neerlandês até chegar a Portugal, para o Farense, em 2015. Um ano depois saiu para a Bulgária e voltou em 2017 para o Santa Clara, na altura ainda na Segunda Liga. Pelo clube açoriano, Osama Rashid teve muito sucesso e foi sempre um dos jogadores mais influentes até à sua saída.

Rashid volta agora a Portugal para representar o Vizela. O médio estreou-se pela equipa vizelense na vitória contra o Vitória SC e prevê-se que vá ter um papel fundamental em solidificar o meio-campo da equipa treinada por Álvaro Pacheco.

Estreia de Osama Rashid pelo Vizela

Gustavo Assunção – Famalicão

Gustavo Assunção foi um dos destaques da temporada 19/20 e na verdade não é nenhuma contratação, vai apenas regressar do empréstimo ao Galatasaray, mas ainda assim é um enorme “reforço” para o Famalicão. O médio está no clube famalicense desde 2019, ano no qual deixou a equipa sub-19 do Atlético Madrid e reforçou uma equipa recém promovida, que viria a ser a grande sensação desse campeonato.

Esta temporada, o Famalicão tem tido um trajeto difícil e o regresso de Gustavo, que já voltou a jogar pelos famalicenses frente ao Arouca, tem tudo para impulsionar o Famalicão na luta pela manutenção e quiçá (voltar) a suscitar o interesse dos três grandes no jogador.

Melhores momentos de Gustavo vs Arouca – 31/01/2022

Marcus Edwards – Sporting

Edwards chegou a Portugal em 2019 oriundo do Tottenham Hotspur. Pelo Vitória SC fez 96 jogos, marcou 20 golos e registou 16 assistências. Foi sempre um dos destaques dos vimaranenses e um dos mais entusiasmantes jogadores do campeonato Português. Chega agora ao Sporting por 7,67M€, com Bruno Gaspar e Geny Catamo a fazerem o caminho oposto.

Edwards é um jogador que se destaca pela capacidade de desequilíbrio, maioritariamente através do drible, e é esta irreverência que oferece de diferente ao plantel do Sporting. Para além do impacto que já vai ter na restante temporada, vai ter um papel preponderante na substituição de Sarabia, que vai deixar os Leões no verão, prevendo-se que o jovem inglês possa vir a ser uma das grandes figuras do Sporting no próximo ano.

Golos e Assistências de Marcus Edwards desde a temporada 20/21

Rúben Semedo – FC Porto

Rúben Semedo tem sido dos defesas centrais portugueses mais falados dos últimos tempos, mas sempre pelos piores motivos. As sucessivas detenções e tudo o que isso implica tem impedido o jogador de ter a consistência necessária para se afirmar no mundo do futebol. Não obstante, a sua qualidade dentro de campo é conhecida por todos e não pode ser negada, sendo este fator o que torna esta negócio tão interessante.

Todas as transferências implicam um certo risco, que aqui parece ser redobrado pela sua instabilidade emocional, mas ainda assim, Semedo vai ser inserido num contexto de exigência máxima, que se vive no Porto de Sérgio Conceição, o que pode ter um grande impacto pela positiva no jogador. Caso corra bem, Semedo tem tudo para se afirmar no Porto e ser mesmo titular na defesa dos Dragões.

Rúben Semedo vs FC Porto – Liga dos Campeões 20/21

Eugenio Pizzuto – SC Braga

Eugenio Pizzuto foi nomeado no top-3 de melhores jogadores do Mundial sub-17 em 2019 pelo México. Chegou à Europa um ano depois, para o Lille, mas não somou qualquer jogo pela equipa francesa. Na verdade, conta apenas com dois jogos no escalão sénior, pela equipa A do Pachuca. Apesar dos últimos dois anos não terem sido nada positivos, o médio mexicano ainda tem 19 anos e ainda pode vir a cumprir todo o seu potencial.

Pizzuto chega para a equipa B do SC Braga mas sempre com a equipa A à espreita. É uma transferência entusiasmante pois encantou no Mundial sub-17 de 2019, na altura foi destacado como um dos jovens mais promissores da sua geração, e pode agora ter espaço para crescer em Braga e mostrar toda a sua qualidade, num clube que tem apostado cada vez mais na formação.

Melhores momentos de Eugenio Pizzuto no Mundial sub-17 de 2019



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts