Marca Jorge Jesus
Jorge Jesus, depois da saída atribulada do Benfica, viajou pelo Brasil, falou-se de um acordo com o Al Nassr, no entanto a opção do treinador português recaiu no Campeonato Turco. O Fenerbahçe foi o clube escolhido e com ele já contratou 7 jogadores. Em seguida iremos analisar algumas das ideias coletivas do treinador português neste novo projeto.
Processo Ofensivo
No processo ofensivo o Fenerbahçe privilegia uma construção apoiada a 3, com o médio defensivo a baixar para o meio dos centrais e com um médio próximo no apoio. Laterais projetados na largura, na mesma linha dos médios e dos extremos que se encontram por dentro.
A equipa procura no último terço dinâmica, com permutas posicionais entre lateral – extremo – médio e avançado, bem como a variação de movimentos destes entre pedir a bola no pé e no espaço. Este comportamento permite a criação de espaço na linha defensiva adversária que é aproveitado ou em profundidade ou na meia distância.
Processo Defensivo
Nos aspetos defensivos é uma equipa à imagem das que já vimos de Jorge Jesus, defendem num 4 – 4 – 2, mas muitas vezes num 4 – 1 – 3 – 2, de forma a fazer uma pressão muito agressiva para recuperar a bola o mais próximo possível da baliza adversária. Saltando essa pressão, procuram pressionar de forma forte o portador da bola.
Outro aspeto interessante é a reação à perda, uma equipa muito forte neste momento, por vezes até sufocante para um adversário com menos capacidade.
Pontos a Melhorar
Um dos pontos a melhorar são os equilíbrios em pressão alta, principalmente para as competições europeias e com equipas que tenham capacidade de ultrapassar a pressão da equipa turca. Há muito espaço entre os blocos e nas costas da linha defensiva.
O Fenerbahçe faz o seu primeiro jogo oficial para o 2ª Pré-eliminatória da Champions League contra o Dínamo de Kyev, esta Quarta-Feira. A equipa já demonstra uma imagem de Jorge Jesus e devido a todo o contexto atual dos clubes ucranianos, parte como favorita para esse jogo.
Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.