Menu Close

Matías Arezo – O substituto de Luis Suárez

Douglas Matías Arezo Martinez nasceu a 21/11/2002, natural de Montevideo. O avançado de 18 anos teve todo o seu percurso feito nos escalões jovens do Atlético River Plate Montevideo. Fez a sua estreia na equipa sénior com apenas 16 anos pela mão de Jorge Fossati, num jogo em que completou os 90 minutos contra o Club Atlético Progresso.

O jovem prodígio mede 1,78m e pesa 70kg, jogando essencialmente com o pé direito. Nestas 2 épocas a jogar ao mais alto nível no Uruguai, já conta com 45 jogos e 15 golos. O que torna estas estatísticas ainda mais interessantes é o facto de com esta idade nem Luis Suárez, Cavani ou Diego Forlán se terem estreado.

Acabou a época 2019/20 sendo nomeado como o jogador revelação do Campeonato do Uruguai. Nesta temporada tem mantido o alto rendimento e já conta com 6 golos e 2 assistências. Estando assim envolvido em 35% dos golos da equipa.

Pelas suas características, pode atuar como avançado centro, numa equipa que explore transições rápidas. Pode atuar também como extremo, partindo desde a esquerda e explorando o espaço interior, levando a bola para zonas de finalização. Na nossa opinião, pela capacidade de jogo combinativo e pela visão de jogo, pode atuar como segundo avançado, estando assim mais livre para dialogar com os seus colegas.

Momento Ofensivo

‘El Bufalo’, como é conhecido pelos adeptos, destaca-se pela mobilidade que consegue dar à frente de ataque, pela potência que tem a transportar a bola e pelo seu baixo centro de gravidade acaba por ser muito difícil aos adversários ganhar a bola sem cometerem falta. Em transições rápidas acaba por ser um elemento diferenciador.

Trata-se de um avançado que tem boa capacidade de remate, dentro ou fora da área, onde em ambas as situações consegue que 50% dos seus remates sejam enquadrados com a baliza. Apesar da sua baixa estatura, também demonstra capacidade no jogo aéreo.

Contribui para o jogo coletivo, conta com boa visão de jogo e capacidade de decisão no último terço. Consegue criar momentos de finalização, mesmo com pouco espaço, através de uma boa qualidade técnica.

Momento Defensivo

Até no Processo Defensivo, as comparações com Suárez acontecem. Devido ao espirito combativo, Arezo é um jogador que nunca dá um lance por perdido. Tem uma capacidade de pressão muito interessante, nomeadamente para uma equipa que quer pressionar alto.

O avançado uruguaio, revela-se disponível de trabalhar para a equipa neste momento de jogo. Apesar disso, irá certamente evoluir para compreender melhor os momentos em que se deve pressionar.

Próximo Passo

Com a pandemia e o facto de os clubes não poderem nos próximos mercados de transferências, gastarem grandes quantias de dinheiro, poderão olhar para mercados periféricos, estando a Liga Uruguaia nesse patamar. Com apenas 18 anos, a qualidade de Matias Arezo já pede palcos maiores.  

O valor de mercado, segundo o Transfermarkt, de 1M parece ser um valor muito apelativo para trazer este jovem prodígio para a Europa. Apesar de o presidente do River falar em valores bastante superiores, a rondar os 17M.

Para complementar todas as características já faladas de Arezo, o seu treinador Jorge Fossati revela também “com as qualidades técnicas de Arezo já vi alguns jogadores, mas com estas qualidades técnicas e com a capacidade mental não vi muitos”.

O próximo passo para “El Bufalo” poderia ser uma liga como a Holandesa ou Espanhola, onde iria melhorar a sua disciplina tática, mas ao mesmo tempo teria espaço para mostrar toda a sua capacidade técnica.