Menu Close

Matías Soulé – Estrela em ascenção na Serie A

O Frosinone, promovido esta temporada à Serie A sob o comando de Fabio Grosso, treinador que foi campeão mundial em 2006 pela Seleção de Itália, que, entretanto, saiu para o Lyon e foi substituído por Eusebio di Francesco, fez uma aposta séria, e talvez arriscada, em talento jovem, muitos deles emprestados, para procurar afirmar a sua posição no máximo escalão do futebol italiano.

Nomes como Stefano Turati (Guarda-Redes; 22 anos; Emprestado pelo Sassuolo), Caleb Okoli (Defesa Central; 22 anos; Emprestado pela Atalanta), Enzo Barrenechea (Médio Centro; 22 anos; Emprestado pela Juventus), Reinier (Médio Ofensivo; 21 Anos; Emprestado pelo Real Madrid), Arijon Ibrahimovic (Extremo; 17 anos; Emprestado pelo Bayern Munique) e Kaio Jorge (Avançado; 21 anos; Emprestado pela Juventus) tem tido um papel integral na temporada do Frosinone, que, ao momento atual se encontra no 11º lugar do campeonato (14ª jornada), mas o destaque tem sido Matías Soulé, o extremo argentino de 20 anos que está emprestado pela Juventus e é o melhor marcador da equipa.

Vamos então conhecer melhor Matías Soulé, que tem sido a principal revelação do campeonato e deixado indicadores de um enorme potencial.

Quem é Matías Soulé?

Matías Soulé fez formação no Vélez Sarsfield, transferindo-se para a Juventus em 2020 por 2,2M€. Em Itália, jogou inicialmente no campeonato Primavera e no ano seguinte na Serie C, pela Juventus B ou Next Generation. Em 22/23 ganhou algum espaço na equipa principal e participou já em 13 jogos na Serie A, no total de 400 minutos. Foi emprestado ao Frosinone na temporada 23/24, como referido.

TemporadaClubeJogosMinutos JogadosGolosAssistências
20/21Juventus Sub-1930209455
21/22Juventus B40772464
21/22Juventus YL624440
21/22Juventus2300
22/23Juventus B649201
22/23Juventus1953710
23/24Frosinone14118861

Como joga Matías Soulé?

Soulé é um extremo muito completo, muito competente na fase de construção, bastante desequilibrador e eficaz na execução final. É muito forte a transportar a bola e no 1v1 ofensivo, bom controlo de bola e 1º toque, inteligente a fixar o lateral, capacidade para ir nas duas direções e poder físico para ultrapassar em velocidade, registando um excelente aproveitamento no drible. Ao nível do passe, apresenta qualidade a ligar jogo, é ativo na fase de construção, revela um bom critério e visão de jogo.

Para além disso, apresenta uma capacidade de desequilíbrio notável, tanto a partir do 1v1 como do último passe. É muito forte nos duelos, apresenta muita inteligência com bola, mostra um bom critério e tomada de decisão, e um excelente aproveitamento nas ações técnicas. Destaque também para versatilidade de movimentos, forte em terrenos recuados, no espaço entre-linhas, a oferecer largura (mais frequente) e profundidade, e para o bom nível na finalização, mostra uma boa batida na bola, compostura e um bom leque de recursos no remate.

No momento defensivo, nota para a sua contribuição no momento defensivo, excelente comprometimento, bom raio de ação e forte na pressão. Por fim, nota para a sua disponibilidade física, apresenta uma boa estampa, é rápido (passada larga), ágil e forte no choque, e para a inteligência e maturidade que apresenta para a idade que tem.

O que diz a Data sobre Matías Soulé?

No algoritmo desenvolvido por mim, Soulé encontra-se surpreendentemente no top-5 de ratings mais alto numa amostra com os jogadores das ligas top-5 com mais de 900 minutos, um limite considerável, mas que ainda representa perto de 500 jogadores. O seguinte gráfico mostra a classificação do jogador numa série de parâmetros, calculados com recurso a outras métricas provenientes do WyScout, e nos permite visualizar o desempenho do jogador argentino sob um ponto de vista estatístico.

Soulé apresenta um average rating excelente, apenas ultrapassado por Kylian Mbappé e Leroy Sané, e excelentes índices no geral. Destaque para o valor surpreendente nos duelos ofensivos e para os números bastante positivos na criação e no drible, apesar de ter um valor mais baixo na finalização, uma vez que apesar dos 5 golos marcados no campeonato, tem um xG inferior e números mais baixos que a amostra em análise. Nota: O baixo valor de “availability”, que representa os jogos e minutos jogados, só é baixo porque a amostra só contém jogadores com mais de 900 minutos.

Dados retirados do WyScout antes da jornada 14 da Serie A

Notas Finais

Matías Soulé tem sido a grande revelação do campeonato italiano na presente temporada 23/24 e tem apresentado um rendimento excelente pelo Frosinone. O jogador que pertence aos quadros da Juventus regista excelentes números na criação de jogo e também na finalização, tem apresentado muita inteligência e maturidade com e sem bola, mostra uma excelente versatilidade no seu jogo e um perfil entusiasmante. Mostra potencial para ser um dos melhores jogadores da sua posição.



Para todos os clubes, treinadores, jogadores, olheiros, agentes, empresas e media que queiram saber mais sobre os nossos serviços de scouting, não hesitem em contactar-nos através de mensagem privada ou do nosso email geral@proscout.pt.



Related Posts